A cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina, celebra a participação de dois atletas da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) no ISF Gymnasiade 2025, o maior evento esportivo escolar do mundo. Jane Neves Pereira e João Vithor Diamantina Vieira embarcaram nesta terça-feira (1º) para a Sérvia, onde competirão entre os dias 4 e 14 de abril.
Jane Neves Pereira, técnica da Asespp há 13 anos e única representante catarinense no paratletismo, expressou sua alegria em representar o Brasil em uma competição internacional. "É um imenso orgulho para nós, que somos de um município pequeno e com recursos limitados, poder fazer parte do maior mundial esportivo escolar", comemora.
João Vithor Diamantina Vieira, único atleta catarinense no paratletismo, competirá nas modalidades de lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso.
O diretor de esportes de Braço do Norte, Fernando Lessa, destacou o orgulho da cidade em ter representantes em um evento deste nível. "Nossa luta é para que atletas como João e profissionais como a professora Jane alcancem sempre a excelência e melhores resultados para Braço do Norte", afirma.
A delegação brasileira é composta por 353 membros, incluindo 246 atletas. No paratletismo, apenas oito atletas brasileiros participarão da competição.
A Asespp, organização filantrópica que promove a inclusão por meio de atividades esportivas e paradesportivas para pessoas com deficiência, tem se destacado em competições nacionais e internacionais. Em 2024, a associação conquistou 115 medalhas em diversas competições.