O Brasil está pela primeira vez na final da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa. Neste sábado (19), o mesatenista Hugo Calderano escreveu mais um capítulo histórico ao derrotar o número 2 do mundo, o chinês Wang Chuqin, por 4 a 3, em Macau, na China. Com parciais de 14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10, o brasileiro salvou match-point no último set e garantiu vaga na decisão do torneio.
A final acontece neste domingo (20), feriado de Páscoa, e será disputada contra o vencedor da outra semifinal, entre os chineses Lin Shidong (atual número 1 do ranking mundial) e Liang Jingkun (quarto colocado).
Número 5 do mundo, Calderano vive a melhor semana de sua carreira. Além de superar Wang Chuqin, o brasileiro já havia vencido nas quartas de final o japonês Harimoto Tomokazu, terceiro do ranking. A campanha histórica também marca a primeira vez que um atleta de fora da Ásia e da Europa chega à decisão da competição.
"Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é algo que qualquer atleta de tênis de mesa sonha. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, vou tentar aproveitar ao máximo", declarou o carioca.
Ele também destacou a importância do preparo mental durante a virada após estar perdendo por 3 sets a 1. “Foi muito importante a parte mental, não me deixar abalar. Continuei acreditando até o fim e consegui reverter o placar. No último set, ele voltou a jogar melhor, mas também consegui subir o meu nível no momento mais importante”, avaliou.
A final promete ser mais um desafio de altíssimo nível para Calderano, que já fez história e agora sonha em trazer o título inédito para o Brasil.