O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi visto na Neo Química Arena, em Itaquera, na noite desta quarta-feira (30), assistindo à vitória do Corinthians sobre o Palmeiras pela Copa do Brasil. Durante a partida, Moraes fez um gesto com o dedo médio em direção às arquibancadas, atitude registrada por fotógrafos presentes no local.
A presença do magistrado no estádio ocorreu poucas horas após o anúncio de sanções contra ele pelo governo dos Estados Unidos, por meio da chamada Lei Magnitsky. O mecanismo é usado para punir autoridades acusadas de violar direitos humanos, restringir liberdades fundamentais ou atuar contra eleições democráticas.
No comunicado oficial, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, acusou Moraes de conduzir uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras. Já o diplomata Marco Rubio afirmou que decisões como as do ministro violam direitos e advertiu que “togas judiciais não podem servir como escudo”.
As sanções repercutiram no Brasil. Políticos da oposição e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro comemoraram a medida, enquanto parlamentares governistas repudiaram as acusações e manifestaram apoio a Moraes.
O Supremo Tribunal Federal emitiu nota defendendo o ministro e afirmando que a Corte seguirá cumprindo a Constituição. O texto destacou que as decisões de Moraes, no âmbito dos processos sobre a tentativa de golpe em 2022, foram confirmadas pelo colegiado e citou indícios graves de crimes, incluindo planos de atentado contra autoridades como o próprio ministro, o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin.
Moraes é relator das ações que têm entre os réus o ex-presidente Jair Bolsonaro. A Corte indicou que o ministro deve se manifestar sobre as sanções em sessão plenária prevista para esta sexta-feira (1º).