Foto: Gabriel Gomes
O surfista Lucas Chumbo entrou para a história do surfe brasileiro ao encarar e dominar uma onda de impressionantes 14,82 metros, registrada no dia 30 de julho na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC) — conhecida como a “Nazaré Brasileira” por suas ondas gigantes e desafiadoras.
O recorde foi oficialmente confirmado por um estudo técnico conduzido pelo oceanógrafo Douglas Nemes, que analisou as imagens e dados fornecidos pela Big Waves Brasil. Segundo ele, o ciclone extratropical que atingiu a costa catarinense no final de julho pode ter contribuído para aumentar ainda mais a altura das ondas.
A Laje da Jagua está localizada a 5,3 km da costa de Jaguaruna e foi descoberta por surfistas em 2003. Trata-se de uma formação rochosa submarina com cerca de dois quilômetros de extensão, que provoca ondulações únicas e extremamente potentes, atraindo atletas do Brasil e do mundo.
O feito também reforça a relevância do Projeto de Lei 1960/2022, que tramita na Câmara dos Deputados e busca reconhecer oficialmente Jaguaruna como a “Capital Nacional da Maior Onda do Brasil”.