A Copa Sul-Sudeste, competição anunciada pela CBF e que será novidade no calendário em 2026, trouxe recordações para dois grandes nomes do futebol tubaronense.
Isso porque o torneio não é o primeiro da CBF a reunir equipes do Sul e do Sudeste. A Copa Sul-Minas, que aconteceu entre os anos 2000 e 2002, era disputada por equipes paranaenses, catarinenses, gaúchas e mineiras.
O craque tubaronense Zenon, revelado pelo Hercílio Luz e com passagens por Avaí, Guarani, Corinthians, Atlético-MG e Seleção Brasileira, comentou em um programa esportivo sobre a Copa Sul-Sudeste. No comentário, Zenon comentou uma lembrança sua da antiga Copa Sul-Minas. Confira no vídeo abaixo.
Na edição de 2002, um dos destaques foi o Tubarão Futebol Clube. A equipe da Cidade Azul terminou o campeonato na quinta colocação, com 28 pontos, e só não se classificou para as semifinais devido à diferença de saldo de gols em relação ao Atlético-MG.
Um dos craques do time, o ex-atacante Eduardo Porton, falou sobre como foi jogar aquele torneio.
“O Tubarão era um grupo fechado, éramos amigos e ainda na pré-temporada, chegaram mais atletas. Sabíamos da dificuldade da competição, porque iríamos jogar contra times grandes”, menciona Eduardo.
“Começamos a focar no nosso trabalho, na importância que era pra nós aquela competição. Iniciamos com um empate contra o Criciúma e, posteriormente, os resultados importantes começaram a aparecer. Vitória em casa contra o Atlético-MG, empate contra o Grêmio, vitória contra o Coritiba e contra o Paraná, dentre outros resultados”, comenta o ex-atacante.
“A torcida foi se apegando, a cidade se envolveu e chegamos na última rodada contra o Cruzeiro com possibilidade de classificação, mas perdemos ela no saldo de gols", recorda o craque.
Fotos: Homero Roberge