A previsão indica céu encoberto, com chuva e trovoadas em todas as regiões SC neste sábado, com risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h. Confira as regiões. Dois avisos foram emitidos nesta sexta-feira
Sexta-feira (23/11):
Tempo: pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste e Meio-Oeste, no decorrer da manhã. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde no Planalto Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí, e a partir da noite no Litoral. Risco de temporais isolados (VER AVISO METEOROLÓGICO ABAIXO).
Temperatura: alta, com sensação de ar abafado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado. Rajadas mais intensas a partir da tarde.
Sistema: baixa pressão influencia o Sul do Brasil.
Sábado (24/11):
Tempo: encoberto, com chuva e trovoadas, em todas as regiões SC. Risco de temporal localizado do Planalto ao Litoral, na madrugada e manhã - VER AVISO. No decorrer da tarde e noite, o tempo melhora com diminuição da chuva.
Temperatura: diminui.
Vento: nordeste/noroeste a sudoeste, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.
Sistema: baixa pressão intensifica formando uma frente fria no litoral sul do Brasil.
Domingo (25/11):
Tempo: manhã com nuvens na maioria das regiões, com presença de sol no decorrer do dia.
Temperatura: mais amena.
Vento: sudoeste a sudeste, moderado com rajadas.
Segunda-feira (26/11):
Tempo: tempo firme com
sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: amena na madrugada e amanhecer, e em elevação durante o dia.
Vento: sul a
sudeste, fraco a moderado.
Terça-feira (27/11):
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva e descarga elétrica no decorrer do dia, atingindo o Planalto Sul e Planalto Norte à tarde.
Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.
TENDÊNCIA de 28 de novembro a 07 de dezembro de 2018
Entre os dias 28 e 30/11, sol com variação de nuvens em SC e pancadas isoladas de chuva especialmente no Oeste e Meio-Oeste, por influência de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e Argentina. No dia 01/12, uma frente fria deve provocar chuva em todas as regiões. Nos demais dias do período, o sol predomina, com tempo mais seco em SC.
AVISOS METEOROLÓGICOS EMITIDOS NESTA SEXTA-FEIRA (23):
Atenção: risco de temporais isolados em SC
- Sexta, 23 Novembro 2018 08:50
AVISO 1
Início: 23/11/2018 às 13:00h
Fim: 23/11/2018 às 23:59h
Regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Vale do Itajaí.
Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com descarga elétrica. Risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h.
Acumulado de chuva: 30 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.
Sistema: baixa pressão influencia o Sul do Brasil.
AVISO 2
Início: 24/11/2018 às 00:00h
Fim: 24/11/2018 às 12:00h
Regiões: Planalto Sul, Planalto Norte, e especialmente o Vale do Itajaí e Litoral.
Previsão: pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, com descarga elétrica. Risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h.
Acumulado de chuva: 40 a 70 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores no Litoral.
Sistema: baixa pressão intensifica formando uma frente fria no litoral Sul do Brasil.
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/Ciram.
Gilsânia Cruz e Marcelo Martins -
Meteorologistas (Epagri/Ciram)
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.