Geral
13/01/2019 18h00
Aprenda a bloquear ligações de telemarketing
Empresas têm 30 dias para deixar de fazer as abordagens.
As ligações, muitas vezes indesejadas, de serviços de telemarketing podem se tornar um incomodo. Por conta disso, o Procon Içara alerta aos consumidores que há plataforma para que esses números sejam bloqueados.
De acordo com a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, outros serviços, além da tradicional ligação, podem ser bloqueados. "Em Santa Catarina é possível também bloquear e-mails spam, mensagens via SMS, entre outros em que o consumidor não deseja receber", pontuou.
As pessoas físicas e jurídicas de todo o estado podem se cadastrar. Para isso, é preciso acessar o site bloqueiotelemarketing.procon.sc.gov.br e preencher dados como RG, CPF, endereço e os números de telefones e endereços de e-mail que deseja que não recebam mais esse tipo de contato.
"A partir do momento em que o cadastro é realizado, as empresas têm prazo de 30 dias para deixar de fazer as abordagens. Caso continue a receber chamadas após esse período, o consumidor poderá fazer uma reclamação no Procon do município, ou no Procon Estadual de SC", explicou Karoline.
Entre as principais queixas dos consumidores, estão as ligações excessivas e em horários indevidos. "Muito cedo, ou à noite, e também aos sábados, domingos e feriados, além da insistência que também é motivo de insatisfação", finalizou a diretora do Procon Içara.