Geral
21/01/2019 14h53
No HSJ em Criciúma: Implantação dos serviços de transplantes renais é pauta em Brasília
Reunião ocorre nesta terça-feira (22), quando a expectativa é de que a data para início dos transplantes deve ser anunciada. Hoje, a maioria dos rins doados em Santa Catarina vão para fora do Estado, por falta de equipe transplantar.
O secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande, e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, acompanhados do diretor de Relações Institucionais do Hospital São José, Altamiro Bitencurt, e do coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade, perticipam de uma reunião marcada amanhã (22/01) às 10 horas, no Ministério da Saúde, em Brasília.
EM PAUTA: Implantação dos serviços transplantes renais no Hospital São José em Criciúma, pelo SUS. (tratativas são feitas há alguns meses).
Hoje (21) pela manhã, Acélio recebeu Altamiro na sede da Amrec, antes de viajarem para Florianópolis. Os dois vão para a capital federal, onde amanhã (22) devem anunciar a data para o início dos transplantes em Criciúma.
Ação dentro da proposta de regionalização da saúde defendida pelo secretário Acélio Atualmente, os procedimentos são feitos em Blumenau.
Depois desta etapa, segundo o secretário, a ideia é iniciar os trâmites para que o Hospital São José possa realizar transplante de fígado.
Hoje, a maioria dos rins doados em Santa Catarina vão para fora do Estado, por falta de equipe transplantar.