Geral
27/03/2019 12h40
Em cada canto, um encanto: Projeto educacional fomenta a arte e a cultura em Treze de Maio
Mais de 600 estudantes participam de oficinas culturais promovidas pela Academia de Letras do Brasil Santa Catarina Seccional Treze de Maio (ALBSC –TM). A ação incentiva o resgate da memória da cidade por meio de vertentes como a fotografia, pintura, literatura, artesanato e a música.
Uma pessoa ou localidade é composta por seu presente e passado. Por meio dessas memórias compreendemos a identidade social do lugar. Pensando em demonstrar um olhar mais aguçado dos patrimônios locais e registrar a memória e os costumes trezemaienses, aliado também à formação, à cultura e à comunicação, a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina Seccional Treze de Maio (ALBSC –TM) iniciou nesta semana o projeto “Em Cada Canto, um Encanto”.
De acordo com a presidente da entidade, Lysiê Santos, o objetivo do projeto é desenvolver oficinas que fomentem a arte, a cultura e o resgate das memórias da cidade, além de valorizar e preservar o patrimônio cultural material e imaterial, através de ações culturais que envolvam atividades com alunos da EEB Monsenhor Bernardo Peters, através de ações com profissionais gabaritados.
O projeto
O projeto será executado por meio de oficinas que incentivam eixos como a fotografia, música, pintura, artesanato e literatura. A primeira oficina ocorreu nesta terça-feira, 26, na escola. Uma palestra sobre o assunto foi proferida pelo jornalista e assessor de imprensa da prefeitura de Treze de Maio, Jaison Fontana.
Mais de 600 alunos participaram do encontro com o profissional que mostrou detalhes sobre a arte de capturar imagens. Outras oficinas serão realizadas nos próximos meses com profissionais de cada área. Os trabalhos produzidos durante as ações serão apresentados em um grande evento da Academia no final do ano. “A missão da academia é fazer esse fomento cultural através desses projetos com a comunidade mostrando os talentos da terra além de incentivar a preservação e a continuidade da cultura local”, destacam os acadêmicos.
Concurso Fotográfico é lançado
Junto ao projeto cultural, foi lançado o Concurso Cultural de Fotografia “Em cada canto, um encanto”. A finalidade é exaltaras belezas materiais e imateriais do município de Treze de Maio. O acadêmico e jornalista Jaison Fontana lançou o edital aos alunos da EEB Monsenhor Bernardo Peters nesta terça-feira, 26. Ele explica que o tema geral do concurso é: “Em cada canto, um encanto” somente serão válidas fotografias feitas no Município de Treze de Maio. O encaminhamento das fotos deverá ser feito até o dia 1º de junho, valendo como comprovante o horário de envio pelo site. O concurso terá duas modalidades:
Foto documental – fotografia que mostrem um registro cultural ou artístico de um momento. Por exemplo, imagens da colheita, os trabalhos no campo e na cidade alunos, imagens das comunidades, imagens de festas ou comemorações, etc.
Foto Arte – fotografia não convencional, em que não existe a preocupação em retratar a realidade, mas de mostrar outros olhares diante da realidade, usando da sensibilidade ao mostrar o entorno. É possível fotografar paisagens e pessoas de uma forma diferenciada ou elementos compositivos, destacando cores, texturas, formas, etc.