Geral
22/04/2019 19h20
Filas de exames de baixa e média complexidade devem ser zeradas até julho em Pescaria Brava
Desde fevereiro, quando foi lançado, o programa 'Zero Fila' já zerou a fila de mamografias, com a realização de 200 exames, e de catarata, com 50 cirurgias.
Mais um procedimento foi incluído no programa Zero Fila da Secretaria de Saúde de Pescaria Brava. Após de mamografias, ultrassonografias e cirurgias de catarata, foi anunciada nesta segunda-feira (22) a liberação de 40 procedimentos de pterígio, um problema oftalmológico.
A novidade foi viabilizada por meio de parceria com a Regional de Saúde. O secretário de Saúde Henrique Souza pretende eliminar todas as filas de exames de baixa e média complexidade até julho. “Esse é nosso desafio. Quem sabe até consigamos zerar as filas antes desse prazo”, declara Henrique.
Desde fevereiro, quando foi lançado, o programa zerou a fila de mamografias, com a realização de 200 exames, e de catarata, com 50 cirurgias. Também já foram realizados 250 ultrassons e outros 250 serão realizados nos próximos meses.
Pterígio
Formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal, pterígio é uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica. Pessoas que expõem com freqüência ao sol, vento e poeira são mais propensas a desenvolver a doença. A cirurgia é o tratamento indicado para os casos com sintomas mais severos.