Geral
04/05/2019 17h40
Azul altera horário de voo no Aeroporto Regional em Jaguaruna
Empresa justifica que as dificuldades meteorológicas de operação no Aeroporto de Jaguaruna causam muitos adiamentos de voos.
Os passageiros que utilizam o voo diário da Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, precisam adaptar-se ao novo horário de chegadas e partidas da empresa. Habitualmente, as decolagens aconteciam pela manhã, mas, desde o dia 2 de maio, elas acontecem às 16h20min. “É um período de alta temporada no Nordeste do Brasil. Isso é uma estratégia de inverno que a companhia faz para alocar os voos nos lugares onde eles conseguem arrecadar mais. É uma estratégia financeira”, comenta André Costanzo, diretor da RDL Aeroportos, empresa que administra o local.
A empresa, entretanto, usa a justificativa de que o clima do inverno causa muitos cancelamentos e voos alternados. “Por conta das dificuldades meteorológicas de operação no Aeroporto de Jaguaruna durante o inverno, a Azul reajustou sua malha a fim de evitar cancelamentos e voos alternados. Por isso, entre 2 de maio e 1º de setembro, as ligações entre Jaguaruna e Campinas serão realizadas no período da tarde”, relata a nota emitida pela empresa.
As aterrissagens acontecem um pouco mais cedo, às 15h45min. O horários de chegadas e saídas são diferenciados no final de semana. O voo decola às 13h15min e chega de São Paulo às 12h35min. A empresa aérea informou que a decolagem matutina volta a partir de 2 de setembro.
Impasse com a Latam permanece
Apesar de estar comercializando passagens, no site, a Latam ainda não confirma, oficialmente, que os voos serão retomados a partir do dia 9 de maio. Em nota, a empresa se limitou a dizer que as decolagens e chegadas, em Jaguaruna, estão suspensas até o dia 8 de maio e que qualquer novidade será informada oportunamente.
Desde o dia 13 de abril, quando a Latam decidiu parar com os voos, milhares de pessoas precisam refazer a rotina, remarcando reuniões, viajando por terra por longas distâncias até conseguir um voo. Cerca de 6.500 pessoas foram prejudicadas desde que os voos foram suspensos. A companhia aérea registrava média de 250 passageiros por dia, somando as chegadas e partidas.
Conforme a Normativa 455 da Agência Nacional de Aviação (Anac), somente os aeroportos que operam acima de 200 mil passageiros por ano têm a obrigatoriedade de ter a brigada de incêndio homologada pela própria Anac. Como o Aeroporto Regional de Jaguaruna atingiu 140 mil passageiros, desobrigaria a ter a brigada. Porém a direção da Latam entende diferente e se recusava a seguir operando no aeroporto, sem o suporte dos bombeiros .
Fonte: Tiago Monte/DN Sul