quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/05/2019 11h45

Missão do Fonplata virá a Tubarão na próxima semana

A visita ao município é uma das etapas necessárias para a liberação do financiamento para a execução de obras de infraestrutura viária e mobilidade urbana.
Missão do Fonplata virá a Tubarão na próxima semana
Tubarão receberá nos próximos dias 6 e 7 uma missão de identificação do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com sede em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A visita ao município é uma das etapas necessárias para a liberação do financiamento para a execução de obras de infraestrutura viária e mobilidade urbana. A negociação para obter um financiamento iniciou em agosto do último ano, quando o prefeito Joares Ponticelli foi à Bolívia para as primeiras tratativas com os diretores do Fonplata, que tem uma das taxas de juros mais atrativas do mercado e acessível apenas aos municípios com mais de 100 mil habitantes. Ao comprovar questões como boa saúde financeira e fiscal, Tubarão se habilitou a prosseguir nas etapas seguintes do processo burocrático estabelecidas pela instituição financeira. Os projetos pretendidos pelo município serão divulgados durante os dois dias da missão em Tubarão. A prefeitura fará um evento onde instituições públicas e órgãos privados poderão conhecer os projetos e esclarecer dúvidas sobre o financiamento. A passagem da diretoria do Fonplata pela Cidade Azul é um indicativo de que o financiamento tem chances de aprovação. Outra etapa que precisa ser cumprida é a aprovação da operação financeira internacional pela Comissão de Financiamentos Externo (Cofiex) do Senado Federal. Esse processo deveria ter ocorrido há alguns meses, mas devido às mudanças no Governo Federal e renovação do Legislativo no início do ano a pauta da comissão atrasou. A apreciação da solicitação da prefeitura junto ao Fonplata deve acontecer ainda no próximo mês. Uma das questões destacadas pelo prefeito Joares Ponticelli é a segurança no pagamento do financiamento. Os prazos de carência planejados pelo Governo para início do pagamento coincidem com o encerramento dos últimos precatórios devidos. O compromisso mensal com o Fonplata, segundo projeções, será menor que o R$ 1 milhão mensais que a prefeitura paga aos credores dos precatórios e outros credores.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.