quinta, 18 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
13/11/2019 09h00

Defesa Civil emite alerta de ciclone extratropical a partir da noite desta quarta-feira em SC

Na região Sul, em Tubarão, a máxima pode chegar aos 28ºC durante o dia
Defesa Civil emite alerta de ciclone extratropical a partir da noite desta quarta-feira em SC

O início da formação de um ciclone extratropical entre a noite de quarta-feira (13) e no decorrer de quinta-feira (14) configura uma condição de tempo adverso em todo o estado de Santa Catarina. 

No deslocamento deste sistema, há condições para vendavais, raios, granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, associada a chuva volumosa. A precipitação dá início na porção oeste do estado no final da noite de quarta-feira (13) e se desloca para as demais áreas no decorrer da quinta-feira (14).


 Na madrugada de sexta-feira (15) a chuva começa a perder intensidade, porém ainda há condição para fortes rajadas de vento, principalmente nas áreas costeiras. 


Sol, nuvens e chuva em SC

Quarta-feira (13/11):

Tempo: mais nuvens e condição de chuva do Planalto ao Litoral, com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e algumas nuvens e pancadas de chuva com temporais isolados na tarde e noite.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste. Na região Sul, em Tubarão, a máxima pode chegar aos 28ºC.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão entre o litoral do Uruguai e RS, influenciando SC. Convecção isolada à tarde.


PUBLICIDADE
 RECOMENDAÇÕES DEFESA CIVIL


Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

PUBLICIDADE

Fonte: Defesa Civil SC
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.