sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
14/11/2019 17h00

“Esse é um dia histórico para os próximos 50 anos da Unisul”, afirma o reitor Mauri Heerdt

Em entrevista coletiva, lideranças oficializaram a parceria entre a universidade e o grupo Ânima. Salários e tributos atrasados foram quitados hoje
“Esse é um dia histórico para os próximos 50 anos da Unisul”, afirma o reitor Mauri Heerdt

“Nossa missão é transformar o país pela educação. Queremos trazer o que temos de melhor e potencializar a qualidade da Unisul retomando sua liderança”, afirmou Marcelo Bueno, CEO do grupo Ânima Educação – nova parceira da Universidade do Sul de Santa Catarina.  


A Fundação Unisul e a Ânima Educação oficializaram nesta quinta-feira, 14, uma parceria que tem como objetivo dar continuidade à história da Unisul. Trata-se de um contrato que prevê a opção de a Ânima assumir, até 04 de Janeiro de 2021, a mantença da universidade.


Em entrevista coletiva, no salão nobre da universidade, o reitor Mauri Heerdt, ao lado do prefeito e presidente do Conselho Curador Joares Ponticelli, do presidente da Fundação Unisul Sebastião Salésio Herdt e dos representantes do grupo Ânima, detalharam como funcionará a nova parceria.


Eles explicaram que como a transação depende de aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e, posteriormente, de manifestação favorável da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e do MEC, será feita uma gestão compartilhada da Unisul durante o ano de 2020, tempo suficiente para a sinalização dos órgãos regulatórios e para a execução de um plano de ação já elaborado pela universidade.


Os jornalistas participantes indagaram os representantes da universidade sobre dívidas trabalhistas e salários em atraso dos funcionários. O reitor explicou que os 30% dos salários dos funcionários referentes ao mês de outubro foram quitados nesta quinta, o 13º será pago no tempo regulamentar e os demais acordos serão cumpridos. O grupo emprestou o valor para a instituição do Sul quitar suas dívidas. “Essas dívidas são acúmulos dos anos 90/2000 resultantes de ações trabalhistas e outras situações. Só em 2003/2004 tivemos cerca de sete mil ações de cobranças indenizatórias”, conta Mauri. 


Para o prefeito Joares Ponticelli, a parceria é positiva e irá contribuir com o desenvolvimento econômico da cidade. “Agradeço o grupo Ânima por ter escolhido a nossa Unisul. Já fizemos alguns pedidos. Esse grupo tem uma história linda e é referência em educação de qualidade em todo o país. Esse é um momento histórico. O modelo de gestão da Unisul teve erros e acertos e funcionou até aqui. Agora começa uma nova etapa”, afirma.


Sobre a condicionante para a parceria, Ponticelli conta que a marca e a manutenção da sede foram essenciais. “Neste período até a aprovação do Cade um programa de gestão terá que ser implementado, inclusive, para revisar o quadro de funcionários. Esse prêmio de R$ 20 milhões que a Ânima depositou e os outros R$ 93 milhões que serão depositados até janeiro serão acompanhados pelo Conselho Curador e pelo Ministério Público, porque precisamos garantir a execução desse plano de saneamento para quando ocorrer a mudança definitiva”, destaca.


Para promover uma rota de evolução em uma história de 55 anos, a Ânima foi escolhida para participar desta fase de reestruturação. A universidade catarinense reúne cerca de 2.400 colaboradores e docentes, e tem aproximadamente 19 mil alunos, distribuídos em três campi: Campus Tubarão, em Tubarão (que contempla as unidades de Araranguá, Braço do Norte e Içara); Campus Grande Florianópolis, em Palhoça (com uma unidade em Florianópolis) e Campus Unisul Virtual (com sede em Palhoça) e com 78 polos de apoio presencial de Ensino a Distância em todo o Brasil.


PUBLICIDADE
Unisul continua em Tubarão


O reitor ressalta que algumas premissas serão mantidas e os acadêmicos e toda a cidade só tem a ganhar com essa parceria. Será mantida a tradicional e renomada marca da Unisul e a Reitoria da Universidade continuará na cidade de Tubarão, onde a instituição teve origem. Além disso, com base na qualidade de ensino da Unisul, serão destinados todos os esforços para aprimorar os atuais indicadores de desempenho acadêmico e seu status de universidade. 


Com a opção de transferência de mantença, que pode ser confirmada pela Ânima até 04 de Janeiro de 2021, a parceria visa, acima de tudo, a agregar conhecimentos e desejos em comum para dar sequência a uma trajetória de destaque, que já contribuiu para a formação de milhares de pessoas no estado de Santa Catarina, e que, agora, ganha um impulso para preparar a universidade aos desafios dos próximos anos.


“Esta parceria com a Unisul está totalmente em linha com os atributos que caracterizam nosso grupo como uma das principais organizações educacionais do País: nossa excelência em qualidade acadêmica, a valorização e respeito às pessoas, marcas e legados, além da centralidade no aluno, do zelo com os processos de aprendizagem e corpo docente e, também, nosso histórico de êxito em reestruturações de outras instituições. Termos sido escolhidos pela Unisul para continuar e perenizar seu legado de ensino superior de qualidade e vanguarda, muito nos honra. Logo após a aprovação do CADE, daremos as mãos para dar continuidade à construção de um belo futuro dessa linda história da Unisul”, afirma Marcelo Battistella Bueno, presidente da Ânima Educação.


A Ânima tem tradição na atuação junto a instituições fundacionais. A companhia foi responsável pelo primeiro desenho do gênero no Brasil, a partir da bem-sucedida experiência entre a Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac) e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), uma das companhias integrantes da organização.


“Com essa parceria, a Unisul continua e qualifica a sua missão de impactar a vida das pessoas, além dos lugares onde ela atua”, completa o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.


Para o Presidente da Fundação Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, “a parceria com a Ânima Educação é uma solução inovadora, e vai permitir a reestruturação da instituição e agregar valor à sua performance como universidade”.

Sobre a Ânima Educação

Tendo como propósito 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais do País e conta com aproximadamente 115 mil alunos em cinco instituições: Una (MG e GO), Universidade São Judas (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC e PR) e AGES (BA e SE). Também fazem parte a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, uma filial da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, e o Instituto Ânima.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do País, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL).



Sobre a Unisul

A Unisul completará 55 anos de fundação no próximo dia 25, com aproximadamente 19 mil alunos, distribuídos em três campi: Campus Tubarão, em Tubarão (que contempla as unidades de Araranguá, Braço do Norte e Içara); Campus Grande Florianópolis, em Palhoça (com uma unidade em Florianópolis) e Campus Unisul Virtual (com sede em Palhoça) e com 78 polos de apoio presencial de Ensino a Distância em todo o Brasil. É a empresa mais premiada pela ADVB catarinense e uma das marcas empresariais mais lembradas no Sul do Brasil.


PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.