quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
06/12/2019 16h15

Dezembro Vermelho: Palestra aborda a importância da prevenção combinada em Tubarão

Este ano na Cidade Azul são 53 novos casos notificados - 38 homens e 15 mulheres, que somam um total de mais de mil pessoas com a enfermidade no organismo
Dezembro Vermelho: Palestra aborda a importância da prevenção combinada em Tubarão

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio do Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), realizou nesta quinta-feira (5), dentro da programação do ‘Dezembro Vermelho’ - mês de lutra contra a Aids - uma palestra com o infectologista Rogério Sobroza de Mello, com público formado por enfermeiros e médicos da Atenção Básica, na Unisul.


 O evento teve como foco a prevenção combinada – HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais, que associa diferentes métodos (ao mesmo tempo ou em sequência) conforme as características e o momento de vida de cada pessoa. 


 De acordo com a coordenadora do Núcleo de Infectologia do Caes, Manuela Santos de Sousa, todos os métodos combinados foram explicados pelo especialista. “A importância de realizar a testagem regular para o HIV nas unidades de saúde, a prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez), o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais, a profilaxia pós-exposição (PEP) e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV foram bem destacados na palestra”, salienta. 

  

PUBLICIDADE

Prevenção não tem idade. Cuide-se!


 Em Tubarão, a campanha para o Dezembro Vermelho é intitulada “Prevenção não tem idade. Cuide-se!”. Este ano na Cidade Azul são 53 novos casos notificados - 38 homens e 15 mulheres, que somam um total de mais de mil pessoas com a enfermidade no organismo.


“Se as pessoas usarem o preservativo, nós vamos conseguir controlar a doença. Lançamos a campanha, justamente por isso, para conscientizar as pessoas sobre o sexo seguro. Neste ano, nosso foco são, principalmente, as pessoas da terceira idade e a população em vulnerabilidade social”, relata a gerente de Saúde da FMS, Chaiana E. M. Marcon.


O vírus, normalmente, é mais recorrente na população mais jovem, mas de acordo com o estudo do Ministério da Saúde, a faixa etária dos 60 anos, em 2007, apresentou um número de 168 casos diagnosticados. Em 2018, o número triplicou, sendo 627 casos diagnosticados, e com uma incidência maior nas mulheres, o que preocupa e faz a mobilização ser focada nesse público.


Programação


11 e 12 de dezembro (quarta e quinta-feira)

Local: Casa da Cidadania

Horário: 19h30 às 21h30

Evento: oferta de testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações

Público alvo: população em geral


16, 17 e 18 de dezembro (segunda, terça e quarta-feira)

Local: Ronda pelo município

Horário: 19 às 22 horas

Evento: Ambulância da testagem rápida e distribuição de preservativos

Público em geral: moradores de rua e profissionais do sexo

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.