sexta, 24 de janeiro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
14/01/2020 10h35

Caixa paga abono do PIS a clientes nascidos em janeiro e fevereiro nesta terça (14)

Aqueles que fazem aniversário nestes meses, mas não são clientes da instituição, poderão fazer o saque a partir de quinta (16)
Caixa paga abono do PIS a clientes nascidos em janeiro e fevereiro nesta terça (14)

Nesta terça-feira (14), a Caixa Econômica Federal antecipará o pagamento do abono salarial do PIS para os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em janeiro e fevereiro, que têm conta-corrente ou caderneta de poupança no banco. Aqueles que fazem aniversário nos dois primeiros meses do ano, mas não são clientes da instituição, poderão fazer o saque a partir de quinta-feira (dia 16). 

No caso de servidores, militares e empregados de empresas públicas — que fazem jus ao Pasep —, o abono é pago pelo Banco do Brasil (BB). Para os que são clientes da instituição e têm final de matrícula 5, o pagamento também antecipado nesta terça-feira. Os que não têm conta nem poupança vão sacar o dinheiro a partir de quinta-feira.

Para os que são clientes, o crédito será feito automaticamente. Os que não são correntistas nem poupadores poderão sacar os recursos diretamente no caixa, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto.



Quem tem direito

Para ter ao abono salarial, é necessário estar filiado ao PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter trabalhado com registro formal no ano de referência (neste caso, 2018) por, pelo menos, 30 dias, tendo recebido até dois salários mínimos, em média.

O empregador também precisa ainda ter informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018, entregue ao governo federal.



Valor a sacar

O valor a receber por cada trabalhador é proporcional ao período trabalhado com registro formal no ano-base (2018). Quem trabalhou por 12 meses tem direito a um salário mínimo (o valor em 2020 subiu para R$ 1.039). Quem atuou por apenas 30 dias pode sacar R$ 87, o equivalente a 1/12 do piso nacional.


PUBLICIDADE
Como saber se vai receber o benefício

Para saber se tem algo a receber de PIS, o trabalhador da iniciativa privada pode consultar o aplicativo Caixa Trabalhador, acessar o site www.caixa.gov.br/PIS ou ligar para 0800-726-0207, informando o número do PIS.

Se quiser obter mais informações sobre o abono salarial, também pode fazer uma consulta pelo site trabalho.gov.br/abono-salarial ou ligar para 158.

Para saber se tem direito ao Pasep, o servidor, o militar ou o funcionário de empresa pública pode consultar o site www.bb.com.br/pasep ou ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 e 0800-729-0001.

Herdeiros têm direito

No caso de falecimento do participante do PIS/Pasep, os herdeiros têm direito. A consulta de disponibilidade pode ser realizada nas agências da Caixa e do BB mediante a apresentação de documentos que comprovem o falecimento e a condição de beneficiário legal.

Valem certidão de óbito e certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte, emitida por órgão oficial de Previdência Social, da qual conste o nome completo dos dependentes, a data de nascimento e o grau de parentesco ou a relação de dependência com o participante falecido. Além disso, pode-se apresentar escritura pública de inventário ou alvará judicial designando os beneficiários do saque.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia