quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
24/01/2020 15h40

Mercado público de Laguna será inaugurado na próxima sexta-feira (31)

O projeto de restauro do local foi contratado pelo Iphan em 2007
Mercado público de Laguna será inaugurado na próxima sexta-feira (31)

No fim da tarde da próxima sexta-feira, dia 31, o restauro do Mercado Público será entregue. Com solenidade prevista para ás 18h, com a expectativa do pôr do sol na lagoa Santo Antônio dos Anjos.

A banda União dos Artistas e o intérprete da escola carioca São Clemente, Leozinho Nunes, farão apresentações.  

A obra custou R$ 5.667.898,74, com recursos do BNDES, através da lei Rouanet e do Governo Municipal. A edificação está inserida na poligonal de tombamento do Centro Histórico de Laguna. 

O projeto de requalificação do mercado Público foi contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2007. O Instituto captou recurso junto ao BNDES. O Banco realizou um convênio com a Fundação Lagunense de Cultura, que executou a obra por meio de licitação.

A requalificação do Mercado Público Municipal, iniciada em 2014, segundo o Iphan, teve como objetivo promover e valorizar dois aspectos de grande importância socioeconômica e cultural da cidade de Laguna: a pesca e o comércio tradicional. 

 De acordo com o prefeito Mauro Candemil " Laguna será agraciada com o resgate da sua história", disse o chefe do poder executivo em relação ao principal canal de ligação com a Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, que será o Mercado Público Municipal, também com a gastronômica até o ponto de encontro e convivência da comunidade lagunense. 

 A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honoratto valoriza a identificação do povo lagunense com o mercado. "A requalificação do Mercado Público é importante porque representa espaço de sociabilidade. O nosso mercado faz parte da história da cidade. A comunidade estava desacreditada. Receber de volta o espaço, está relacionado com a autoestima da população. A apropriação deste bem, por isso ele tornou tão importante para todos nós", disse. 

 


O que foi executado?

 Requalificação total do Mercado Público; 

Substituição do piso cerâmico existente por pavimentação em cimento alisado;

Restauração de toda a estrutura do telhado;

Manutenção nos condutores de água, rufos e calhas metálicas;

Substituição total das telhas;

Restauração das aberturas externas e internas;

Recuperação das argamassas;

Recuperação das escadas com substituição do guarda corpo;

Instalação de elevador;

Construção de deque de madeira;

 Construção de área coberta com fechamento de vidro sobre o deque de madeira; 

Novas instalações hidros sanitária, elétrica, lógica;

 Recuperação dos boxes para venda com instalação de porta automática; 

Recuperação do ladrilho hidráulico na área externa.

 

 

PUBLICIDADE

Deck para apreciar o pôr do sol

 A execução de um deck de madeira na fachada voltada à lagoa Santo Antônio, estendendo o piso do térreo e, consequentemente, ressignificando na percepção do Mercado, da Lagoa e do próprio Centro Histórico para os frequentadores.

 Para o Iphan, com esta ação, foi criado um novo ponto de contemplação, além de trazer um diferencial para o uso do espaço.

Histórico do prédio

Em janeiro de 1897, o Mercado Público Municipal foi inaugurado proporcionando aos comerciantes que trabalhavam próximos ao cais um espaço fechado e coberto para realizar seus negócios. Quarente e dois depois, no dia 20 de agosto de 1939, o prédio sofreu um incêndio, restando apenas as paredes externas.

 O atual Mercado Público foi construído próximo ao anterior, em duas etapas, a primeira em 1958 e a segunda parte em 1968.

 O novo edifício com linguagem arquitetônica art dêco foi considerado moderno para época, uma edificação grande e bem arejada. O térreo foi utilizado como sede do Mercado Público, e o pavimento superior recebeu a sede da Municipalidade

Visitação

O edital de concessão dos boxes será lançado em fevereiro. Nesta fase, o público poderá conhecer o restaurado Mercado Público e sua história.

A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honoratto, explica que o espaço histórico estará aberto a visitação de terça a sábado, a partir do dia 1º de fevereiro.

 Nos sábados terá feira de artesanato regional com apresentações culturais.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.