Em alinhamento com as diretrizes da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina em relação à pandemia de COVID-19, a partir de hoje, 18, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, adotou uma série de medidas como forma de prevenção aos pacientes que precisam de tratamento, e preservar recursos para atendimento a pacientes graves.
Entre as orientações iniciais estão a suspensão de Cirurgias e Exames Eletivos e suspensão das Atividades Ambulatoriais de Especialidades.
Os serviços sensíveis como oncologia, obstetrícia e outros permanecerão ativos, com restrições pontuais.
O hospital informa que todas as medidas terão prazo de validade de 30 dias, a ser reconsiderado conforme evolução da pandemia.
Os casos fora dessas recomendações serão analisados individualmente, de forma a não prejudicar os pacientes, e não colocá-los em risco de contaminação.
O HNSC orienta quem tiver contato com pessoas suspeitas do COVID-19 ou apresentar sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde de Referência para triagem. Sendo necessário, o paciente será encaminhado ao Serviço de Emergência do hospital.
As visitas serão restritas a uma pessoa por paciente, das 10h às 14h;
O paciente que já tiver acompanhante, não poderá receber as visitas;
O horário da troca do acompanhante será das 7h às 9h e das 18h às 20h;
Na UTI Neo-Natal será suspensa as visitas, sendo permitido apenas os pais;
Na UTI Adulto será suspensa a visita ampliada por tempo indeterminado, sendo permitido apenas um visitante por horário para passagem do boletim médico;
Na Emergência, sala de primeiro atendimento, fica restrito o acesso a visitantes e acompanhantes. Assim que o paciente receber alta da sala será comunicado a família por telefone e liberado o acesso conforme demais regras;
No setor geral de emergência, será permitido apenas um acompanhante por paciente.