sexta, 19 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
08/04/2020 13h27

Amigos virtuais: voluntária cria grupo de apoio na internet para enfrentar o isolamento

Ana e a filha Laura espalham mensagens de carinho nas redes sociais
Amigos virtuais: voluntária cria grupo de apoio na internet para enfrentar o isolamento

Maria, 45 anos, escutou um espirro vindo da sala, quando entrou para trabalhar. Os patrões acabaram de chegar de viagem, as malas estavam espalhadas. Fez o café, preparou a mesa. Depois o casal conversou um pouco sobre o aeroporto lotado, vinho quente e preços altos. 


Os dois não paravam de espirrar pediram chá e foram para o quarto. Dias se passaram, Maria, empregada doméstica, começou a sentir-se mal, com febre e dor no corpo. Assim como os patrões, estava com Covid-19, trazido de um país que ela nem conhecia. Até então nem sabia do que se tratava o coronavírus. 


Era início de março, foi diagnosticada no hospital, sentiu falta de ar, febre e medo de morrer. Dias depois a Organização Mundial de Saúde declarou a situação como uma pandemia. Hoje está curada, já fez o teste e seus anticorpos reagiram bem.


 Em casa, sozinha e no isolamento, as sequelas emocionais e físicas, seu corpo e mente persistem em lembrá-la. Moradora da região da Amurel, conseguiu abrigo e palavras confortantes na rede social com amigos e outros que fez numa rede de solidariedade. “Tenta manter a calma, não se sentir tão triste e auxiliar amigos a se cuidarem, pois não é uma simples gripe”, diz ela.   


Maria prefere não se identificar para não sentir represálias. Por enquanto, os patrões não a demitiram. Todos estão no isolamento em suas residências.

Da mesma forma que Maria encontrou alívio e amparo nas redes sociais, outras pessoas estão utilizando a internet para ajudar umas às outras.



Amigos virtuais

A assistente social Ana Cristina Correa montou um grupo no whats com pessoas aflitas, sozinhas e ansiosas. “Muita informação está deixando pessoas angustiadas”, descreveu. A filha, Laura, 11 anos, é a sua companhia na quarentena.


Com as amigas, troca mensagens de carinho, piadas, receitas e dicas do que fazer no isolamento. “Estamos acostumados a sair de casa, conversar na rua com conhecidos, ir trabalhar, mas agora, temos que ficar isolados para nos proteger e não ficarmos doentes”, conta Ana, que está trabalhando em home office.


Senhoras dos grupos de idosos, se encontravam uma vez por mês na semana, agora tem que aprender a usar a internet para conversar. “É o momento de unirmos forças para que acabe logo, e da melhor forma possível”, afirmou uma delas.

“A única diferença que temos nesta pandemia é a imunidade e os fatores de risco, de resto todos podemos estar sujeitos a nos contaminar, principalmente, se não seguirmos as recomendações”, disse Ana. "Para o grupo de amigas virtuais é o momento de espalhar amor, o mundo já está muito triste", comentam. 


A psicóloga Luana Branco de Abreu (CRP 12/08573) lembra do coletivo neste momento cheio de incertezas.

 “Exercitar a empatia é necessário, mas precisamos pensar no todo. A solidariedade não está apenas na ajuda material, mas no carinho, no cuidado e atenção com as pessoas”, exemplifica.

PUBLICIDADE
Como cuidar da saúde mental durante a quarentena? 


- Investindo o seu tempo em atividades prazerosas, e descobrindo novos interesses.

- Aproveite para fazer coisas pendentes em casa, principalmente aquelas tarefas que sempre foram adiadas, por conta de outros compromissos.

- Esse é o momento de exercitar a paciência, o convívio entre pessoas pode ser difícil, quando a situação é de recolhimento social em casa.

 - O melhor caminho é sempre o diálogo, expressar o que sente, evitando explosões emocionais e discussões desnecessárias.

- Experimentar tristeza, ansiedade, medo, raiva e outras tantas emoções, pode ser natural, diante das atuais circunstâncias. Mas fique atento sobre a intensificação dessas emoções. Pedir ajuda se torna fundamental.

- A internet pode ser uma ferramenta muito útil neste momento. Usá-la com sabedoria: evitar se fixar somente em notícias vinculadas à pandemia e, aproveitar o benefício de manter o vínculo com familiares, amigos e comunidade. Somos seres sociais e, necessitamos estar em constante interação.

- Entender que a saúde mental do outro também é importante! Não repassar informações sem ter certeza da fonte, somente os dados oficiais são confiáveis.

- Não gerar pânico nas pessoas! Informar é preciso, gera prevenção. Mas aterrorizar, só gera o caos.


Com informações de jornalista Taís Sutero - JN 1796/Prefeitura de Laguna


PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.