Milhares de professores e estudantes enfrentam grandes desafios para dar continuidade ao aprendizado com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.
Na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) a retomada das atividades acadêmicas presenciais está prevista para 1º de junho, seguindo as determinações do decreto estadual.
As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março e até o dia 31 de maio permanecem com a mediação de recursos tecnológicos. Serão 11 semanas de atividades nas Salas de Apoio On-line no EVA.
A previsão é que de 1º de junho a 25 de julho – serão oito semanas de atividades presenciais e manutenção das Salas de Apoio On-line no EVA.
Cada curso fará a programação da realização das aulas práticas e estágios, garantindo a realização de todas as atividades programadas no Plano de Ensino até 04 de agosto, quando ocorre o término do semestre 2020/1.
Nesse contexto, o reitor da Unisul Mauri Luiz Heerdt, em entrevista ao HC Notícias, compartilha sua análise sobre este momento vivenciado na universidade.
Como a Unisul tem se adaptado à suspensão das aulas presenciais?
A Unisul não sofreu tanto as consequências em razão da sua expertise em ensino a distância, que neste momento, foi fundamental para migrarmos o desenvolvimento das atividades presenciais por meios digitais. A UnisulVirtual foi uma das pioneiras em grandes redes, atingindo grande parte do Brasil com polos presenciais. O importante, nesta ocasião do grande impacto mundial, é que a Unisul se preparou bem, mobilizando seus gestores e professores no sentido de manter as aulas com qualidade. E a grande maioria dos alunos tem correspondido, até porque desenvolver as atividades presenciais por meio de tecnologias desafia qualquer cidadão. E isto é muito valioso à formação de qualquer profissional em pleno século 21.
Quais as ações tomadas para não prejudicar os acadêmicos, principalmente, os que estão na fase final do curso?
Veja bem, as providências atingem todas as áreas. Os alunos em fase final, que estejam, por exemplo, em produção do TCC, estão tendo a mesma orientação online. Muitos estudantes das áreas de saúde estão trabalhando intensamente nas campanhas e atendimentos de combate ao coronavírus, sob a orientação de professores e gestores. Estamos ativos neste processo e acredito que essa crise mundial é uma oportunidade a mais para nos preocuparmos – tanto as universidades como as instituições públicas e privadas em geral – com os problemas da sociedade. Algumas atividades práticas específicas serão realizadas após a retomada das atividades presenciais.
Para os professores e alunos é um desafio ter essa troca de conteúdo pela internet. Na sua visão, quais seriam as principais dificuldades?
Dificuldade sempre existe, até porque não são todos habituados a trabalhar a aprendizagem por meios digitais. Não vejo tanta dificuldade porque o aluno, ao identificar uma dúvida ou problema, ele contata o professor para equacionar, ou desenvolver algum projeto. E os nossos professores também estão se reinventando para este tempo excepcional, mas que marcará o cotidiano de todos posteriormente.
Outro dia escutei uma comparação em tom de brincadeira: Quem virtualizou mais a educação – Bill Gates ou o Coronavírus? É uma brincadeira, mas revela uma das grandes transformações já efetivadas. A educação não será igual como está acontecendo hoje, mas o impacto digital será um fato.
Outro impacto será na relação entre as pessoas, desde relacionamentos cotidianos até a prática de características colaborativas na perspectiva da solidariedade. A pandemia demonstrou o quão frágil somos, mas mostrou também o quão importante é todos se conectarem em defesa de todos.
Quais as estratégias estão sendo adotadas para minimizar os efeitos dessa crise na Unisul?
A primeira estratégia diz respeito à valorização da vida das próprias pessoas que fazem nosso dia a dia: colaboradores e estudantes. Por isso, os colaboradores estão trabalhando em home office, inclusive professores, e os estudantes estão estudando por meios digitais.
Concomitantemente, estamos planejando e executando estratégias para o próximo semestre: estratégias de captação, novo portifolio, ações de retenção, qualificação do nosso produto acadêmico, gerenciamento de despesas, formas de garantir as receitas orçamentárias previstas. Para aqueles estudantes com dificuldades de pagamento em razão de terem sido afetados pelo momento pandêmico também lançamos um pacote de benefícios que inclui seguro educacional, refinanciamento e negociação. Além das oportunidades de bolsas e benefícios já previstos institucionalmente.
Poderia dar alguma dica para os estudantes que estão preocupados e ansiosos neste momento de isolamento social?
É um tempo dificílimo, mas saberemos nos reinventar, inclusive os estudantes. Além de toda a educação promovida pelas escolas, oportuno também salientar que a aprendizagem – e não é de agora – depende muito do estudante, ele é protagonista. A boa escola, e incluo a Unisul, é a que facilita ainda mais a aprendizagem, com um bom corpo docente, estruturas laboratoriais, etc. Não é sem motivo que a Unisul se destaca entre as melhores Universidades do Sul do Brasil.