“Nelson (Nelsinho porque já temos intimidade) cansou e sentou, agora está indignado ouvindo os meus problemas amorosos”. O comentário de uma pessoa no Twitter retrata, de forma humorada, a dificuldade de acessar o aplicativo que a Caixa criou para, teoricamente, facilitar o acesso ao auxílio emergencial. Ele chegou a nomear a figura de um boneco que aparece no aplicativo durante o tempo de espera em uma sala virtual.
O Caixa Tem evita aglomerações físicas, mas não as filas para utilizá-lo. Há inúmeros relatos nas redes sociais de pessoas que ficam dias tentando ter acesso ao dinheiro.
Três erros são os mais comuns, segundo os usuários. O primeiro é a demora para entrar no aplicativo. Inicialmente a fila de espera chegava a 10 minutos, mas, com o excesso de pessoas, passou a ser comum mensagens falando para eles voltarem horas depois para repetir a operação. Saldo também aparece em branco e é praticamente impossível pagar contas.
Algumas vezes, após esperarem o tempo estipulado pelo aplicativo, recebem a desagradável mensagem de que o sistema está indisponível.
Se muitos levam com bom humor a dificuldade, a maior parte, no entanto, se mostra muito irritada com a impossibilidade de usar os recursos.
Os que conseguem acessar o valor e decidem gastá-lo em compras presenciais ou virtuais se deparam com o maior dos aborrecimentos: pagar contas, uma vantagem do Caixa Tem que não funciona.
São tantas as falhas e travas no aplicativo que alguns usuários estão desistindo do método virtual e procurando as agências para conseguir usar o dinheiro que receberam.
Em nota, a Caixa afirmou que o aplicativo Caixa Tem está disponível ininterruptamente 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. "Devido à magnitude de acessos - de, em média, 500 mil usuários por hora - pode ocorrer intermitência momentânea em alguns serviços."
O banco informa ainda que os clientes e beneficiários estão conseguindo efetivar suas operações. "Na segunda-feira (6), mais de 4 milhões de usuários concluíram suas solicitações." No acumulado, diz o banco, foram pagos 17,7 milhões de boletos.
A Caixa diz ainda que tem "implementado melhorias no aplicativo, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período".