sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
10/07/2020 13h59

Por que devo me vacinar contra gripe nesta pandemia? Especialista orienta sobre cuidados

Diante da nova doença, diversas e mais importantes autoridades de saúde, indicam a imunização contra o vírus H1N1 como medida de extrema importância e de grande responsabilidade social
Por que devo me vacinar contra gripe nesta pandemia? Especialista orienta sobre cuidados

No Brasil, mais especificamente na região sul, o inverno chegou com força total e nesta estação, é comum a ocorrência de doenças respiratórias, entre elas a gripe Influenza. Situação que complica ainda mais o cenário atual com a existência da pandemia do coronavírus. 


Doença causada pelo Sars-Cov-2 (Covid-19) que até o momento, não tem cura, medicamento ou vacina para prevenir ou conter a disseminação do vírus. Diante da nova doença, diversas e mais importantes autoridades de saúde, indicam a imunização contra o vírus H1N1 como medida de extrema importância e de grande responsabilidade social. 


“A meta agora é eliminar o vírus da influenza e juntar energias para evitar a propagação do coronavírus. Lembrando que tomar a vacina contra a gripe não evita a Covid-19, mas ajuda a diferenciar os diagnósticos. Se imunizar reduz o risco de complicações respiratórias, evita internações e até mortes”, destaca o pediatra do Complexo Médico Pró-Vida, Dr. Evandro Thonsen Antunes.


O médico ressalta também que ambas as doenças são causadas dor infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e pulmões. A Influenza dura aproximadamente uma semana, apresenta febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar, tosse e coriza. O vírus H1N1 é transmitido facilmente de uma pessoa infectada para outra, por meio de gotículas expelidas na tosse, espirro ou ao falar, além do contato das mãos com superfícies contaminadas. 


“Muitas pessoas, famílias, ficam receosas de irem até as unidades de saúde, nesta pandemia, para fazer a vacina, mas tanto em órgãos públicos como particulares de Tubarão, como a Pró-Vida, possuem atualmente protocolos específicos de atendimento, voltados a segurança dos clientes e dos profissionais. Estar imunizado neste momento, é uma questão de sobrevivência e humanização”, completa Dr. Evandro. 

PUBLICIDADE
Vacinação disponível

A Pró-Vida oferece a imunização contra quatro cepas da Influenza.

“A Central de Vacinas da Pró-Vida já está abastecida com a vacina da Influenza quadrivalente.Está aberta diariamente, de segunda a segunda, das 9 às 20 horas, sem fechar ao meio dia.Localizada no térreo do Medical Center, Bloco C, no Complexo. Possuímos planos específicos de atendimento e circulação de pessoas, assim como, realizamos medidas efetivas de profilaxia, com equipe habilitada e treinada e todos os cuidados são realizados para segurança dos clientes”, informa a vacinadora, Maysa Fontana.



Composição da vacina Influenza 2020

Vacina trivalente (três cepas) utilizada na rede pública possui:

A/Brisbane/02/2018 (H1N1) pdm09 like-virus;

A/South Australia/34/2019 (H3N2);

B/Washington/02/2019 like-virus.



Na Pró-Vida as doses são quadrivalente (com quatro cepas), ou seja, além de conter as três anteriores, ela traz proteção contra o vírus influenza B/Phuket/3073/2013 (Yamagata).

PUBLICIDADE

Fonte: Silvana Lucas/Complexo Médico Pró-Vida
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.