O dono das imagens que encantaram pessoas de todo o estado é o engenheiro ambiental Diego Soares. Ele foi o responsável por filmar a neve que chegou à cidade no início da manhã.
As imagens mostram os pequenos flocos se formando na jaqueta de Diego, que esperou toda a madrugada para poder assistir a neve.
“Eu saí de Joinville por volta da 1h e fui para Campo Alegre. Como lá não tinha nada, resolvi subir aqui na Serra e passei toda a madrugada esperando. Quando eu estava quase desistindo, nevou”, conta.
A neve ocorreu por volta das 8h, na Serra do Smith, localizada no limite entre Joinville e Campo Alegre. O local fica a 1,2 mil metros do nível do mar.
Ao todo, foram cinco minutos de neve. Diego estava sozinho no local e, por sorte, conseguiu registrar o momento.
“Eu até pensei ‘vou pegar a outra câmera, que tinha a imagem melhor, para filmar’. Porém filmei com o celular mesmo porque pensei, vai que não tem mais? E não teve”, conta.
No momento em que a neve caiu, a Serra registrava -0,9 °C. Segundo Diego, o único objetivo de estar no local naquele horário era para ver a neve.
Engenheiro tentava registrar neve há sete anos
A paixão pelo frio aquece o coração de Diego desde pequeno. Ele recorda que, já criança, gostava do frio.
Por isso, ele ansiava poder registrar a neve em Joinville. O “sonho” demorou sete anos para ser realizado.
“Em 2013, eu tentei seguir a rota da neve. Passei 24h na estrada para registrar. No momento que eu parei para dormir, nevou em Joinville. Já em 2017, aqui mesmo, caiu, mas era chuva congelada. Então, demorou sete anos para que eu pudesse registrar e mostrar que em Joinville também neva” conta.
Toda essa paixão é levada como um hobby pelo engenheiro. Ele, inclusive investiu em uma estação meteorológica particular na Serra. O equipamento, instalado desde 2017, mede a chuva, temperatura, direção e velocidade do vento e pressão atmosférica.
Fonte: ND.