quinta, 28 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
14/09/2020 09h16

Ciclone bomba pode se formar no mar do Sul do Brasil esta semana

Fenômeno pode ocorrer entre segunda e terça-feira com rajadas fortes de vento, segundo o portal Climatempo
Ciclone bomba pode se formar no mar do Sul do Brasil esta semana

Segundo a previsão do portal Climatempo, um ciclone bomba irá se formar sobre o mar, na altura da costa do Sul do Brasil, entre segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de setembro. A expectativa é de fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h. Além disso, há risco de chuva forte na Região Sul.

 

Os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul nesta segunda-feira. Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias. 

Porém, a previsão é que a pressão do ar caia de forma muito brusca num curto período de tempo e isso pode formar o chamado ciclone bomba, algo que não acontece com frequência e deixa os meteorologistas em alerta, pois geralmente causa ventos fortes e tempestades.

A mudança no tempo acontece logo depois de um fim de semana de muito sol e calor em Santa Catarina. O tempo limpo levou muitas pessoas às praias e parques do Estado e em alguns casos causando aglomeração de pessoas.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para rajadas de vento fortes que podem chegar a 60 km/h em todo o litoral na manhã desta segunda-feira (13). Logo pela manhã, as regiões afetadas são o Sul e a Grande Florianópolis, e no decorrer do dia o fenômeno segue mais ao norte. 

PUBLICIDADE
Região Sul


Na Região Sul, com a formação do ciclone bomba, a expectativa é de fortes rajadas de vento entre segunda e terça-feira, que podem chegar a 60km/h no interior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No entanto, os ventos mais intensos, de até 90km/h se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense.

Durante o processo de formação do ciclone bomba, o mar ficará bastante agitado em áreas da costa da Região Sul, e há chance de ressaca no litoral sul de Santa Catarina.



Região Sudeste

O ciclone bomba irá provocar agitação marítima e ventania sobre parte do Sudeste do Brasil. Na segunda-feira, as rajadas mais intensas podem chegar a 70km/h no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba e até em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais. Na região da capital paulista, os ventos ocorrem com até 60km/h.

Com a formação do ciclone e o deslocamento de uma frente fria por alto mar, na altura da costa do Sudeste, pode chover de forma pontual em áreas do leste paulista na segunda-feira. Na terça, a chuva também atinge o Grande Rio e a região dos Lagos, mas sem alerta para tempestades.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.