quinta, 03 de dezembro de 2020
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Tubarão
30 ºC 21 ºC
Geral
21/11/2020 09h45

Laguna em luto: rainha do samba 'Glórinha' morre vítima da covid-19

Ela faleceu aos 80 anos de idade. O enterro acontece na manhã deste sábado (21).
Laguna em luto: rainha do samba 'Glórinha' morre vítima da covid-19
Considerada como a rainha do samba lagunense, Maria da Glória Barreto Pegorara, célebre intérprete dos enredos das agremiações carnavalescas da cidade juliana, morreu aos 80 anos, vítima das complicações causadas pelo novo coronavírus. Ela foi a 25ª moradora de Laguna a falecer em decorrência da Covid-19.O enterro vai acontecer na manhã deste sábado, 21, entre 9h e 10h, no Cemitério da Irmandade Santo Antônio do Anjos, no Centro Histórico de Laguna.


Glorinha, como ficou mais conhecida nas rodas de samba da cidade, era filha do pescador Braz da Silva Barreto e da funcionária pública Custódia Madalena, com linhagem açoriana. Nasceu em agosto de 1940, na comunidade da Ponta da Barra, mas logo cedo foi morar com a família na localidade de Ribeirão Grande. Já na adolescência, veio para o Campo de Fora, até se fixar no bairro Magalhães. Nos anos 70, entrou para o funcionalismo público a partir do extinto Colégio Comercial Lagunense (CCL), ali, formaria com alguns outros colegas de trabalho um grupo musical, se apresentando em alguns eventos culturais. De voz marcante, não tardaria a entrar para o Carnaval.

PUBLICIDADE
Glorinha foi casada com Sidney Pegorara e teve dois filhos: músico Sidney Junior, que seguiu os passos da mãe e também é intérprete, e a professora Denise, também apaixonada pelo samba. “Nessa família – eu, a Denise e meu filho – a gente gosta tanto de música, inclusive de samba, que até é exagero, mas faz muito bem. O médico disse que a melhor terapia é cantar e ouvir música”, frisou. 


Um dos familiares de Glória, Guilherme Pegorara, prestou homenagens nas redes sociais. Veja o texto, na íntegra, abaixo: 

Glória és forte! Lutaste até o fim, mas a Terra limita o brilho de uma estrela. Que tua luz seja nossa inspiração diária para a nossa alegria de viver e a força para acreditarmos que sempre é possível. Minha Amada Vó Glorinha nos deixaste para brilhar nos palcos da eternidade.

Temos um filme e um desfile para concluir e vai ser uma missão honrada estrearmos no Cine Mussi.

Glória ao teu nome, Glória ao teu cantar , Glória a tua força de mulher, artista do povo, viveste cada acorde e amanhecer com sorriso e vontade.

Ficamos com o teu anel de bamba que me deste o merecimento, na certeza de que teu samba nunca vai morrer.

Nos últimos dias me regastasse a fé e me mostrasse que a vida é uma festa sagrada. Me ensinaste o que é amor verdadeiro, o sentido de família, por pequenos gestos, dos almoços deliciosos às ligações surpresas.

És a minha estrela guia onde eu for, vim para cuidar de ti até o momento que escolheste cantar em dimensões mais sublimes que esse planeta doido. Queria sim mais um samba, mais um abraço, mais um almoço... mas te agradeço por tudo, sou o maior privilegiado de te conhecer e amar essa mulher incrível e sabia que és.

É um vazio profundo, eterno, mas que será preenchido com teu maior legado, amor e arte.

Viva Glorinha, Maria da Glória, rainha do samba, da Laguna, obra-prima da vida, amor eterno.


Com informações de Agora Laguna 

Foto Alicia Marques


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia