Quinta, 03 de julho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
24/11/2020 14h58

Tubarão em estado de alerta: manifesto pede que população siga rigorosamente medidas de prevenção

De acordo com a carta divulgada pelo Comitê Consultivo, se o comportamento de cada cidadão não mudar, os casos de contaminação e morte baterão nas portas das residências da cidade e deixarão marcas em todas as nossas famílias, sem distinção
Tubarão em estado de alerta: manifesto pede que população siga rigorosamente medidas de prevenção

Diante do agravamento da pandemia de coronavírus, o Comitê Consultivo de Combate à Covid-19 de Tubarão, criado pelo Decreto n°5.158/2020, composto pelas entidades que integram os sistemas público e privado de assistência à saúde do município, alertam a população da cidade e dos demais municípios da região da Amurel, que também dependem da assistência médico-hospitalar da cidade, para o atual cenário da pandemia da Covid-19. 

A Fundação Municipal de Saúde e entidades ligadas ao setor emitiram um manifesto de apelo aos cidadãos. “Vivemos um período crítico de avanço muito rápido da doença na cidade. Os sistemas de saúde público e privados passam por um momento grave com sobrecarga dos pronto-atendimentos e com disponibilidade de leitos chegando ao seu limite. Nossas UTIs estão lotadas, bem como as enfermarias. Estamos internando pacientes nas unidades de pronto-atendimento por falta de leitos nas enfermarias e quartos dos hospitais. Nossos profissionais de saúde estão sobrecarregados e adoecendo também. Para quem trabalha na área da saúde, a pandemia não deu uma “folga” desde 15 de março de 2020 em Tubarão. É uma doença nova, de difícil manejo e com longos períodos de internação e sequelas, em muitos casos”, diz o documento.

Segundo as entidades, o principal motivo do avanço da doença foi o relaxamento no comportamento das pessoas em relação às medidas de prevenção amplamente divulgadas. As pessoas perderam o medo da doença.

O diretor da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol informa que amanhã, 25, à tarde haverá uma coletiva de imprensa para anunciar as novas medidas que serão adotadas para conter o avanço da pandemia no município.

O manifesto será assinado pelo prefeito Joares Ponticelli, pela Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Conselho Municipal de Saúde, Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Hospital Socimed, Clínica Pró Vida, Centro Médico Unimed, Unisul, pelo médico infectologista Rogério Sobroza de Mello, e pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina.

PUBLICIDADE
Acompanhe o manifesto na íntegra:


TUBARÃO EM ESTADO DE ALERTA

O Comitê Consultivo de Combate à Covid-19 de Tubarão, criado pelo Decreto n°5.158/2020, composto pelas entidades que integram os sistemas público e privado de assistência à saúde do município, alertam a população da cidade e dos demais municípios da Região da Amurel, que também dependem da assistência médico-hospitalar da cidade, para o atual cenário da pandemia da COVID-19.

Vivemos um período crítico de avanço muito rápido da doença na cidade. Os sistemas de saúde público e privados passam por um momento grave com sobrecarga dos pronto-atendimentos e com disponibilidade de leitos chegando ao seu limite. Nossas UTIs estão lotadas, bem como as enfermarias. Estamos internando pacientes nas unidades de pronto-atendimento por falta de leitos nas enfermarias e quartos dos hospitais. Nossos profissionais de saúde estão sobrecarregados e adoecendo também. Para quem trabalha na área da saúde, a pandemia não deu uma “folga” desde 15 de março de 2020 em Tubarão. É uma doença nova, de difícil manejo e com longos períodos de internação e sequelas, em muitos casos.

O principal motivo do avanço da doença foi o relaxamento no comportamento das pessoas em relação às medidas de prevenção amplamente divulgadas. As pessoas perderam o medo da doença.

Muitas pessoas não se importam em contaminar outras pessoas, contanto que se sintam bem. Neste momento, precisamos de união e empatia em prol da saúde e da vida, para passarmos por mais esse momento difícil, e permitindo que as atividades econômicas se mantenham em funcionamento.

Se o comportamento de cada cidadão não mudar, os casos de contaminação e morte baterão nas portas das residências da cidade e deixarão marcas em todas as nossas famílias, sem distinção. Por isso, as entidades que assinam esse manifesto pedem que cada pessoa, de forma consciente e responsável, siga rigorosamente as medidas de prevenção e cuidados para o controle da COVID-19:


1. Sempre que puder, fique em casa.

2. Se precisar sair, use a máscara de forma correta durante todo o tempo de permanência na rua ou em locais públicos.

3. Lave constantemente as mãos e use álcool 70%.

4. Mantenha o distanciamento social.

5. Não entre em locais com muita gente, inclusive supermercados.

6. Evite qualquer tipo de aglomeração, especialmente em frente a bares. O mesmo serve para reuniões em casa com grupos de amigos. Agora é hora de contribuir para a saúde coletiva.

7. Só frequente lugares que estejam adotando as medidas sanitárias exigidas, como uso de álcool 70%, uso de máscaras, distanciamento social, ambiente ventilado e lotação reduzida.

8. Se sentir qualquer sintoma da doença, fique em isolamento total em casa.

9. Se realizar qualquer teste da doença, aguarde o resultado em isolamento total em casa.

10. Se for diagnosticado da doença, cumpra integralmente todo o período de isolamento, mesmo quando os sintomas melhorarem.

Não espere pela vacina para o controle da doença. Mesmo quando ela chegar, não garantirá a imunização de 100% da população. Só o seu comportamento responsável é capaz de controlar o avanço acelerado da COVID-19. E esta não é a “segunda onda” da doença no Brasil, ainda nem saímos da primeira.

Se você já passou pela doença ou conhece alguém próximo que já foi contaminado ou que, infelizmente, chegou a falecer nos ajude a conscientizar as pessoas para que cada um assuma a sua responsabilidade e o seu protagonismo no combate à COVID-19.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.