sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/01/2021 08h38

No laranja: Amurel é reclassificada para o nível grave

Segundo a nova matriz de risco para covid-19, todo o sul do Estado está classificado em nível grave
No laranja: Amurel é reclassificada para o nível grave

A Matriz de Risco Potencial, divulgada nesta quarta-feira, 20, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), classifica nove das 16 regiões de saúde catarinenses como em alerta gravíssimo (cor vermelha) para transmissão do novo coronavírus. No último boletim, publicado no dia 13, eram 13 as regiões no patamar mais alto para o risco de transmissão. 

A Amurel está na lista das regiões classificadas em nível grave (cor laranja). Assim, são sete regiões neste patamar: Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Amurel, Médio Vale do Itajaí e Xanxerê.

Em relação aos dados da última semana, quatro regiões foram reclassificadas do nível gravíssimo para o grave: Extremo Oeste, Amurel, Extremo Sul e Xanxerê. A Grande Florianópolis retornou para o nível gravíssimo após permanecer uma semana no nível grave, estando com os níveis de monitoramento, transmissibilidade e óbitos no patamar mais alto de atenção. 

O Extremo Sul Catarinense é o que apresenta o nível de capacidade de atenção mais confortável, apresentando o nível moderado. Ou seja, todo o sul do Estado – Amurel, Amrec e Amesc – está classificado em nível grave para covid-19.

A epidemiologista Maria Cristina Willemann destacou que seis regiões do Estado apresentam ocupação dos leitos de UTI Covid inferior a 70%. “O número de óbitos e casos registrados nesta semana, se comparado com a última matriz, permanece estável”, disse.

PUBLICIDADE
Sul com 57% dos leitos ocupados


Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o sul do Estado está com ocupação de 57% dos leitos de UTI destinadas ao tratamento de pacientes de covid-19. São 100 leitos no total, dos quais, 43 estão disponíveis.



Expansão da pandemia

De acordo com a SES, as regiões classificadas em risco grave ou gravíssimo registram alta na ocorrência de mortes em decorrência da infecção de Covid-19.

A pandemia segue em expansão em Santa Catarina. Quanto ao aumento de casos de Covid-19, o novo mapa mostra todas as regiões em nível grave ou gravíssimo. Na maior parte do Estado, o percentual de exames positivo é cerca de 30%.

Santa Catarina já registrou 549.579 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 525.744 se recuperaram e 17.847 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 20. A Covid-19 causou 5.988 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,09%.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.