sábado, 27 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
03/03/2021 20h56

Covid-19: ‘A gente perdeu pra nós mesmos’, diz médico de Tubarão

Amurel lança campanha para conscientizar a população e compartilha depoimento de especialista que está na linha de frente contra o coronavírus

“Perdemos pra nós mesmos. Se tivéssemos mantido o distanciamento social, uso de máscara, álcool gel, os números não estariam tão altos assim. Aí eu pergunto para vocês: como vamos escolher? Para quem vamos direcionar o leito de UTI?”. Esses são alguns dos questionamentos feitos por Filipe Bittencourt, médico, especialista em regulação em saúde e diretor técnico do município de Tubarão.


O depoimento do médico sobre o agravamento da pandemia é um dos primeiros compartilhados pela Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) em uma campanha para conscientizar as pessoas da importância de seguirem as recomendações das autoridades de saúde, na luta contra a Covid-19.


A entidade reforça que a doença é coisa séria, mata e não pode ser tratada com desprezo. Dr. Filipe conta que trabalha como médico há 13 anos no setor de saúde pública e pela primeira vez constatou que perdemos pra nós mesmos. “A gente perdeu para os descuidos que vemos cometendo. Vemos as pessoas fazendo festa e os bares lotados. A gente não consegue trabalhar com a hipótese de ter que escolher, mas infelizmente isso vem acontecendo”, diz.


O médico afirma que há mais de um ano os profissionais de saúde trabalham exaustivamente contra a Covid-19 e nas últimas semanas está sendo constatada uma piora rápida de pacientes que vem causando o colapso nos hospitais da região.

PUBLICIDADE

Lotação nos hospitais

Segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira, 3, pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) a UTI está superlotada. Há 18 pacientes internados em UTI adulto, 52 em enfermaria, sendo 41 confirmados e 11 aguardando resultado. São 13 pacientes que aguardam leitos e um óbito foi confirmado nas últimas 24 horas.


O Hospital Socimed chegou a publicar um comunicado que está com 100% de ocupação dos leitos de UTI. “O colapso no sistema é uma realidade, nossos profissionais de saúde estão lutando para salvar vidas, mas a quantidade de casos tem aumentando de maneira alarmante. É preciso redobrar a atenção, respeitar o isolamento social e usar máscara”, diz a nota.


Conforme o boletim divulgado hoje pela prefeitura de Tubarão, nas últimas 24 horas foram confirmados mais 61 novos casos positivos para a doença. Tubarão soma 16.211 infectados, confirmados, sendo que 15.480 estão curados. Há 508 casos ativos. Até o momento foram registrados 223 óbitos por complicações decorrentes da doença.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.