Moradores do oeste de SC encontraram insetos; especialista descarta riscos à agricultura
A aparição de gafanhotos medindo aproximadamente 12 centímetros tem chamado a atenção de moradores em cidades do Meio-Oeste catarinense. Apesar do tamanho, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), órgão oficial de pesquisa agropecuária do estado, os animais não oferecem riscos à agricultura.
Segundo Marcelo Mendes de Haro, entomologista da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, no Vale, os animais são do gênero Tropidacris e estão distribuídos em todos os países da América Latina e podem ser vistos em diferentes regiões brasileiras.
"Assusta um pouco as pessoas quando se deparam, pois eles estão entre os maiores gafanhotos do mundo, porém é natural o aparecimento nesta época do ano. Não é preciso se preocupar, só assusta pelo tamanho dele", afirmou Haro.
Diferentes fatores podem ter contribuído para o aparecimento deles. "Às vezes tem uma pressão, um verão maior, uma época de verão um pouco maior falta recurso em uma região, falta chuva, aí eles ficam com um pouco mais de fome, saem da mata e aparecem nas cidades", explica o entomologista.
Segundo o pesquisador, a espécie não tem costume de formar grandes populações como a nuvem de gafanhotos que foram detectadas na Argentina ano passado. "São insetos comuns a nossa região e outras regiões do Brasil. Sem riscos a agricultura", explica.