domingo, 20 de junho de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
10/06/2021 13h28

Academia inclusiva voltada a pessoas com autismo será instalada em Tubarão

O preparador físico Rodrigo Brunel, 26, atende gratuitamente a 49 crianças e adolescentes autistas em Içara. A partir do dia 28, um polo da academia, a princípio com aulas particulares, deve ser instalado no Clube 29 de Julho
Academia inclusiva voltada a pessoas com autismo será instalada em Tubarão

Uma iniciativa inclusiva e inovadora em território brasileiro está prestes a vir para Tubarão. A academia Rodrigo Brunel Autismo, de Içara, que atende a um público exclusivamente autista terá um polo criado no ‘Clube 29 de Julho’ a partir do dia 28 de junho. Com atividades particulares, as aulas serão ministradas de segunda à segunda, podendo expandir a academia para um projeto social e gratuito muito em breve.

 

“Já faz quatro anos que trabalho com autistas, de todas as idades, mas é o sexto mês do projeto social”, explica o preparador físico Rodrigo Brunel, 26, o criador da ideia e fundador da academia. Desde que se formou, em 2017, ele queria ser mais inclusivo e abrir uma academia para crianças. “Primeiro abri para adultos, focando em pessoas amputadas, com depressão, em reabilitação. Um público que precisava de uma atenção mais exclusiva”, explica. “Fui afunilando meu público até atender 100% pessoas com autismo”.


Em Içara, além das aulas particulares seu projeto social que atende gratuitamente 49 crianças e adolescentes autistas, de famílias em situação de vulnerabilidade social. “Em Tubarão, assim que nos instalarmos, buscarei recursos junto à prefeitura, empresários e entidades para conseguirmos as aulas gratuitas também”, explica o preparador. O vereador Zé Luiz Trancredo, da Câmara de Tubarão, deve captar recursos para viabilização do projeto.

PUBLICIDADE

Benefícios da prática


No caso do autismo, a atividade física auxilia em diferentes fatores: ajuda na concentração, na mobilidade e no desenvolvimento da interação social, trazendo mais independência e autonomia à pessoa, para ir ao banheiro, comer sozinha, entre outras atividades. “Percebi que esse público geralmente ia mais à terapia, tomava remédios, mas a atividade física pode ajudar e muito no seu desenvolvimento e interação social”.

PUBLICIDADE

Projeto de crescimento


O plano de Rodrigo Brunel até o fim de 2022 é ser referência nacional a área, com a abertura de nove novos polos. Em aulas presenciais e virtuais, ele já atingiu a marca de 999 alunos autistas atendidos até então. “Com a academia em Tubarão, devemos trazer novos projetos como o ‘Super Mãe de Autista’, em que sorteamos a mãe de um dos alunos e damos um dia de beleza, para se sentir rainha”, detalha o preparador físico. Esse projeto já acontece em Içara.


Os atendimentos no Clube 29 serão de segunda a segunda. De segunda a sábado, a criança terá aula de uma hora com o professor. Já no domingo, a criança ficará mais de duas horas com o professor, com o propósito de desenvolver a socialização. O horário de atendimento será das as 8h às 18h.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia