A lista se baseia em 13 indicadores que medem o desempenho das instituições em quatro áreas: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Além do 1º lugar entre as universidades privadas de Santa Catarina, a UniSul também ficou em 3º lugar no lugar no ranking geral do estado, em 4º lugar no ranking entre as universidades privadas do Sul do Brasil, na 13ª posição entre as universidades do Sul, 38º lugar no lugar no ranking geral de instituições no país e em 80º no ranking geral de instituições da América Latina.
O professor ainda destaca que as boas posições no ranking afirmam o objetivo da instituição de transformar vidas pela educação. “Os critérios de avaliação desse ranking consideram o ensino, a pesquisa, a transferência de conhecimento e a perspectiva internacional. Ou seja: estamos fazendo uma conexão que faz sentido para as cidades em que atuamos e, especialmente, para o projeto de vida dos nossos estudantes”.
Com 56 anos de história, a Unisul conta com aproximadamente 20 mil alunos distribuídos em dez campus: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Florianópolis, Florianópolis – Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição passou a que integrar o Ecossistema Ânima Educação no início de 2021, tem seus cursos figurando entre os melhores do Sul do Brasil e obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é também a empresa mais premiada pela ADVB catarinense e uma das marcas empresariais mais lembradas no Sul do Brasil.
A UniSul conta atualmente com 70 cursos de graduação, 60 de especialização, cinco de mestrado e três de doutorado. A instituição possui, também, uma tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.