domingo, 19 de setembro de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
30/07/2021 17h34

Tubarão fecha primeiro semestre com a maior geração de emprego per capita no Estado

Cidade Azul completou o primeiro semestre com a geração de 3.190 empregos formais criados
Tubarão fecha primeiro semestre com a maior geração de emprego per capita no Estado
Tubarão segue apresentando números excelentes na geração de empregos em 2021. Segundo o relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado nesta quinta-feira (29), a Cidade Azul completou o primeiro semestre com a geração de 3.190 empregos formais criados, o que a coloca na primeira colocação de geração de emprego per capita em Santa Catarina.


Pelo cálculo do número de empregos gerados x população, Tubarão apresentou 0,030 emprego por morador. Itajaí, com mais de 220 mil habitantes, aparece em segundo lugar com 0,029 emprego/morador. Ainda por esse cálculo, Blumenau aparece na sequência com 0,027.


Em números absolutos, Tubarão também encerrou a primeira metade do ano com excelente geração de empregos, ficando em 10º lugar com 3.190 novos empregos. O setor de serviços foi o carro-chefe desse cenário, com 2.106 empregos entre janeiro e junho. Os 10 maiores geradores de emprego nesse período são Joinville, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Brusque, Criciúma e na sequência Tubarão.


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo, esse cenário se deve à iniciativa dos empreendedores e ao apoio da Prefeitura através de diversas ações.

PUBLICIDADE

“Tubarão tem evoluído bem na oferta de emprego, mas quem gera é o empreendedor. O papel do Governo é estimular e investir esse processo. Quando a gente cria o ambiente de negócios favorável, quando ofertamos infraestrutura adequada, como fizemos recentemente com o Parque Empresarial José Roberto Tournier e o Centro de Inovação que está quase pronto, estamos demonstrando ao setor privado que o município gosta do empreendedor, gosta de receber investimentos e incentiva e apoia nas horas boas ou ruins. 


O que o prefeito Joares Ponticelli tem nos demandado é um processo mais forte de desburocratização, oferta de áreas empresariais, de facilitação da entrada de novas empresas dentro das regras legais, e de estimulação ao investimento de empresas locais e externas. O que está acontecendo nos últimos meses e demonstrado pelo Caged é o reflexo de todo esse movimento, acompanhado de uma conjuntura nacional que vem respondendo bem Santa Catarina e o país nesse pós-pandemia, mas Tubarão está indo mais rápido que os demais. 


Estamos em 10º lugar nos números absolutos, mas considerando relatividade ao número de habitantes somos a que mais ofertou empregos nesse primeiro semestre. É um movimento que se consolida e que se segue ao longo deste ano, considerando que temos muitas outras iniciativas a entregar”, explica Giovani.

PUBLICIDADE

O prefeito Joares Ponticelli recebeu os novos dados do Caged com satisfação.

“O momento econômico de Tubarão é muito bom há algum tempo e desde o início do ano a geração de empregos está em uma crescente. A recuperação da economia no cenário nacional é importante, mas a cidade tem atraído vários empreendedores também pelo cenário favorável que estamos construindo desde 2017. O governo municipal tem feito a sua parte, a iniciativa privada acreditou na cidade e os resultados estão aparecendo”, comemora o prefeito.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.