terça, 19 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
16/09/2021 13h15

Capaz de provocar tsunami no Brasil, vulcão no oceano Atlântico entra em alerta amarelo

Vulcão fica localizado na costa do continente africano. É o primeiro alerta depois de décadas
Capaz de provocar tsunami no Brasil, vulcão no oceano Atlântico entra em alerta amarelo
Autoridades da Espanha emitiram sinal amarelo para o alto risco de erupção de um vulcão localizado em uma ilha da costa africana. Há grande preocupação de especialistas no assunto. De acordo com essas fontes, a erupção deste vulcão pode provocar grandes desastres, como um tsunami com força para atingir o Nordeste brasileiro. O vulcão se chama Cumbre Vieja fica localizado na ilha de La Palma na costa da região norte do continente africano, bem próximo ao Marrocos. 
PUBLICIDADE

De acordo com o UOL, o vulcão estava adormecido há décadas, mas começou a apresentar sinais de atividades nos últimos dias.


"Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima", disse ao UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira. 

PUBLICIDADE
"Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva", explicou Carlos Teixeira.


Apesar disso, o especialista afirma que não há motivos para pânico no momento. "Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor", garantiu. 


Foto: NASA/ Divulgação HC Notícias. 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.