sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/09/2021 13h53

Capivari de Baixo é 1º município da região a vacinar adolescentes de 12 anos

Imunização acontece nesta quarta-feira (21), na ESF Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110
Capivari de Baixo é 1º município da região a vacinar adolescentes de 12 anos
Nesta quarta-feira (22), chega a vez dos adolescentes de 12 e 13 anos se vacinarem em Capivari de Baixo. Assim, o ciclo que iniciou no dia 20 de janeiro, quando Lucimar de Souza Mendes, técnica de enfermagem que trabalha há 20 anos no município e atua na linha de frente no combate ao coronavírus, foi a primeira a receber dose da vacina.


A Secretaria de Saúde vai imunizar com a primeira dose da Pfizer os adolescentes de 12 e 13 anos nesta quarta-feira (21), na ESF Centro II, na rua João Ernesto Ramos, 110, das 15h30 às 18h. Com isso, Capivari será o primeiro município a chegar nesta idade na Amurel - sendo público geral (sem comorbidade).


PUBLICIDADE

Nesta terça (21) e quarta (22), das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30, também ocorre a segunda aplicação aos pacientes previamente vacinados com Pfizer com 60 dias de intervalo, e aos imunizados com Oxford com 90 dias de intervalo, além da repescagem de primeira dose aos capivarienses com 14 anos ou mais. 


Nos mesmos horários e local, na quinta (23) e sexta (24), o público citado será vacinado, então com a inclusão de repescagem aos moradores de 12 anos ou mais.


Importante frisar que os menores precisam estar acompanhados de responsáveis, ambos munidos de RG, cartão dos SUS e comprovante de residência. As crianças (6 meses a 11 anos) deverão ser vacinadas somente em 2022, conforme cronograma federal. "Convido a população para não esquecer as segundas doses e as de reforço, para que, assim, o esquema vacinal fique completo. Venha se proteger você também", orienta a secretária de Saúde Andréa Paes.

PUBLICIDADE

Crianças

Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autorizou a aplicação de nenhuma vacina contra a Covid-19 em crianças. O imunizante da Pfizer é o único com autorização para ser usado em adolescentes (12 aos 17 anos) e já é aplicado nesta faixa etária em diversas cidades do país, assim como em Capivari de Baixo, uma das mais adiantadas de Santa Catarina.


O que se sabe sobre as vacinas para menores de 12 anos?

Pfizer: No Brasil, a vacina da Pfizer tem a autorização da Anvisa para ser aplicada em pessoas a partir dos 12 anos. A farmacêutica, em parceria com a BioNTech, já iniciou os estudos para verificar a segurança e a eficácia do imunizante na faixa etária entre 6 meses e 11 anos de idade. A expectativa é de que os primeiros resultados da pesquisa sejam publicados até o final deste ano.


AstraZeneca: a Universidade de Oxford chegou a anunciar um estudo sobre o uso da vacina na faixa etária entre 6 e 17 anos, mas suspendeu as pesquisas depois que problemas envolvendo coágulos sanguíneos raros foram notificados em adultos vacinados com o imunizante.


CoronaVac: a Anvisa negou o pedido do Instituto Butantan para ampliar a autorização de uso emergencial da vacina para crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos. Segundo a agência, os dados apresentados sobre a segurança e a eficácia do imunizante na faixa etária foram considerados insuficientes, assim como o número de participantes do estudo. Na China, país onde o imunizante foi desenvolvido, a aplicação foi liberada para a população pediátrica a partir dos 3 anos com base nos resultados dos estudos de fase 1 e 2; a fase 3 ainda não foi concluída.


Janssen: a Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, tem a aprovação da Anvisa para realizar testes da vacina em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos no Brasil, mas não há uma previsão sobre quando o imunizante será testado em crianças.



HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.