sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
10/10/2021 21h35

Gente Daqui: esse senhor faz um ‘bingão’ que é muito concorrido em Tubarão. Você conhece?

Ele também é conhecido por ter comandado um time de futebol amador do bairro Congonhas por 30 anos
Gente Daqui: esse senhor faz um ‘bingão’ que é muito concorrido em Tubarão. Você conhece?
Itamar Vieira, de Tubarão, ganhou o apelido de ‘Maduro’ desde muito cedo: era assim que chamavam seu pai. “Virei ‘Maduro’ porque eu era o filho mais velho. Eu tinha uns 7 anos”. Passados mais de 50 – hoje está com 62 de idade, casado com Maria Teresinha, com três filhos – ainda é conhecido assim. E é chamado de “Bingão do Maduro”, o jogo que ele promove anualmente para arrecadar fundos ao time Palmeiras de Congonhas, o qual foi presidente por 30 anos.


Mas sua relação com o bairro Congonhas começou antes de virar presidente do time. “Eu moro ali desde que nasci. E acompanho o futebol amador desde os 7 anos de idade. Meu pai me levava na garupa da bicicleta até os jogos que aconteciam no bairro Mato Alto e bairro Oficinas. Naquela época íamos aos jogos também de caminhão”. Foi na adolescência, quando fez 16, que ingressou como jogador na primeira equipe juvenil de futebol amador.


Palmeiras de Congonhas é o time mais antigo da Cidade Azul, já vai fazer 61 anos. Maduro jogou muito até os anos 2000. “Disputei 18 campeonatos amadores. Sempre participamos de todos os campeonatos da LTF”. Das partidas que o time venceu enquanto foi presidente, ele cita algumas. “O Citadino, o regional, vários títulos. É o time que mais venceu em Tubarão, umas 15 vezes”. Entre as mais marcantes, ele cita uma: “Ficamos 34 anos sem ganhar o título e em 2004 vencemos o regional e o Citadino seguidos. Marcou muito. E em 2021 quando o time foi vice-campeão”.

  

PUBLICIDADE
Devido à correria, chegou a época em que Maduro resolveu deixar a presidência de lado. Mas nunca largou mão do esporte. “Trabalhava com vendas próprias quando jovem. Em 1976, aos 17 anos, comecei a trabalhar e em 1980 montei um comércio, minha loja de esportes”. A vontade parece estar no sangue, pois seus dois filhos mais velhos, de 36 e 34, são professores de Educação Física. Já o mais jovem, de 18, está estudando para ser também.


Foi o esporte também que motivou o bingão. “Começou nos anos 90, com sorteio pequeno”. O que, segundo Maduro, logo mudou. “Sorteamos em 2003 um carro e sete motos, já teve até 4 mil pessoas participando. Também já sorteamos 60 mil reais em dinheiro”. A sede do Esporte Clube Palmeiras foi construída graças aos bingos e foi possível investir no futebol e na associação para participar de campeonatos.


O que Maduro mais gosta no bingo é o contato com as pessoas. “Gosto do contato, participam quem é mais simples. Temos uma lista grande de participantes”. Fora em 2020, por causa da pandemia, o sorteio acontece sempre numa festa, que já deu muita alegria às pessoas. “Pessoas já vieram me contar que fizeram suas casas a partir do prêmio final”.


PUBLICIDADE
É pelo bingo que seu apelido ficou tão conhecido pelos moradores da região, acredita Maduro. “Sou muito grato pelo reconhecimento das pessoas”. No âmbito pessoal, agradece também pela família, destacando os momentos da vida em que foi mais feliz. “Foi muito marcante o nascimento de cada um dos meus filhos”, conta. E é isso que gosta de fazer no tempo livre. “De estar com a família, bater um papo, tomar cerveja. Acho compensador estar com os amigos e estar com saúde”.


Quanto ao futuro, ainda guarda alguns sonhos. “Estou trabalhando para colocar uma iluminação no campo do Palmeiras. E eu tinha um sonho de ser vereador”. Maduro conta que gosta de política desde criança, assim como de futebol. Nas eleições municipais de 2020, ficou suplente por apenas 21 votos. “A Câmara aceitaria 17 vereadores, depois passou para 15, foi por pouco”. Caso se elegesse, seria uma forma de conciliar a política e o futebol, mas ainda não sabe se tentará de novo. “Isso só o futuro irá dizer”.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.