segunda, 06 de dezembro de 2021
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
24/11/2021 23h04

Tubarão recebe seminário sobre eliminação da violência contra as mulheres

Evento foi promovido pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS)
Tubarão recebe seminário sobre eliminação da violência contra as mulheres
Tubarão recebeu nesta quarta-feira (24) o “II Seminário de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres e Enfrentamento de Gênero: Contextos e Desafios”, promovido pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS). A programação do evento discutiu o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quinta-feira (25).


O evento contou com a palestra de Stael Stüpp, advogada e presidente do Plena Coletivo Feminista e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com o tema “Perspectiva de Gênero e Raça no Enfrentamento à Violência e à Violação dos Direitos Humanos”.

PUBLICIDADE
Logo após, Aleida Cardoso, professora, coordenadora do Departamento de Direitos Humanos, da Mulher e da Igualdade Racial da FMDS, membro do Conselho Municipal dos direitos da Mulher (CMDM) e do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina (CEPA), foi a locutora do evento, com o tema “Interseccionalidade e outros olhares: Violência e Violação de Direitos contra as Mulheres Negras e Latino-americanas”.


A tarde contou também com a palestra de Gisele Pickler, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o tema “Acompanhamento do CREAS às Mulheres Vítimas de Violência”, e logo após, Gabriela da Silva, professora, transfeminista, mestre em Educação (Unisul) e doutoranda em Educação (UFSC), realizou a última apresentação do evento, com o tema “Transexclusão: das Violências e Assassinatos de Mulheres Trans”.


“Nosso objetivo foi trazer assuntos relacionados a violência com um olhar Interseccional, bem como abordar todas as formas de opressão que atingem mulheres que são invisibilizadas e subalternizadas, passando por múltiplas violações de direitos, e muitas vezes sem apoio nenhum”, destaca Aleida Cardoso.

PUBLICIDADE
A chefe de gabinete do prefeito Kércia de Souza Cardoso Menegaz esteve presente, representando o prefeito Joares Ponticelli. Em sua participação, Kércia destacou a relevância de ações que unam o público feminino, além da importância de debater temas como os que foram citados no evento.


Destaca-se ainda, que as denúncias em todo seu desdobramento violento, precisam ser feitas para que assim aconteça a erradicação de números alarmantes de feminicídio. As mulheres que sofrerem algum tipo de violência podem entrar em contato com o Centro de Referência Especializado se Assistências Social (CREAS) através do número (48) 3622-3154.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.