Os funcionários da EPAGRI, por meio do convênio que possui com a Prefeitura, executam as políticas públicas estaduais no âmbito municipal, tanto as políticas públicas voltadas à agricultura quanto à pesca. Os técnicos da EPAGRI atuam em parceria com os técnicos da Secretaria de Pesca e Agricultura, além de desenvolver o planejamento de ações e executar as ações de capacitação, de atendimento individual e de visitas às propriedades, no sentido sempre de levar orientação técnica para o desenvolvimento da família rural e pesqueira. O convênio auxilia muito a EPAGRI para a manutenção e permanência do escritório no município de Laguna.
A parceria entre o Governo Municipal e Estadual é fundamental para garantir a permanência das famílias no campo.
Ainda, no bloco de notas de Produtor Rural e Capturador Pesqueiro foram cerca de 270 atendimentos, entre presenciais e online, destes, 50 realizaram novos cadastros, dos quais 33 são capturadores pesqueiros e 17 são produtores rurais, e, aproximadamente 1300 notas fiscais de produtor rural foram emitidas.
Desde outubro, quando iniciaram o atendimento a pescadores artesanais foram realizados 20 atendimentos para a Renovação e Cadastro Inicial de carteira de pescador. No INCRA foram atendidas aproximadamente 70 pessoas, entre consultas e novos cadastros.
No horto há mudas de flores das seguintes espécies: convolvulos, celósia, centáurea, margarida, nigela, papoula, tagetes e zinia. Além de mudas de árvores recebidas como forma de compensação ambiental e há canteiros com alfaces, couve-folha, salsinha e cebolinha para uso da escola e creche no Caic. Atualmente, no horto, a prioridade é a produção de mudas de flores e árvores (nativas e frutíferas) que são utilizadas em áreas públicas como escolas, creches, praças, postos de saúde e canteiros centrais.