sábado, 25 de junho de 2022
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
20/06/2022 23h03

Defesa Civil alerta para temporais com risco de alagamentos e enxurradas para 6 regiões de SC

Órgão emite nota meteorológica para chance de chuva intensa a partir das 3h desta terça-feira até o fim da tarde de quarta
Defesa Civil alerta para temporais com risco de alagamentos e enxurradas para 6 regiões de SC
A Defesa Civil alertou para a chance de temporais com risco de alagamentos e enxurradas para seis regiões de Santa Catarina a partir da madrugada desta terça-feira (21).


De acordo com a nota enviada pelo órgão, um sistema de baixa pressão associado com uma frente fria (que desloca pelo mar), fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica favorecem o retorno das chuvas para o estado, especialmente para as cidades do Sul.


Os temporais isolados podem contar ainda com raios, rajadas de vento e chance de granizo, sendo mais intenso nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil estadual alerta que a estimativa é de 50 mm de chuva para as cidades do Litoral Sul, sendo que pode superar o valor de forma pontual.

PUBLICIDADE

A chuva começa pelo Extremo-Oeste ainda na madrugada desta terça-feira e atinge as demais regiões no decorrer do dia, se estendendo até a tarde da quarta-feira (22).


Por conta disso, o risco para ocorrências associadas aos temporais (rajadas de vento, raios e granizo) e chuva intensa (alagamentos e enxurradas) é moderado nas cidades do Litoral Sul, Planalto Sul, parte do Meio-Oeste, Oeste, Extremo-Oeste e parte da Grande Florianópolis.


Além disso, a formação de sistemas de baixa pressão no Sul do Brasil resultam na intensificação dos ventos em Santa Catarina, especialmente no Extremo-Oeste ao Litoral Sul do Estado a partir das 12h desta terça-feira (21) até 19h de quinta-feira (23).


De acordo com a Defesa Civil, o vento, de direção Norte/Noroeste, tem velocidade média entre 20 a 30 km/h e rajadas que podem superar os 70 km/h nas regiões do Litoral Sul, parte da Grande Florianópolis, Planalto Sul, Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste.


Como resultado, o órgão alerta para ocorrências associadas como queda de árvores, destelhamento e danos na rede elétrica. Nas áreas em verde, o risco é baixo para ocorrências.

PUBLICIDADE

Orientações


A Defesa Civil de Santa Catarina orienta que, em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as pessoas busquem um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.


Além disso, em local abrigado, fique longe das janelas, desligue aparelhos eletrônicos e fica a lembrança que os banheiros em alvenaria é considerado “muito seguro”. Na praia, jamais fique na água.


Em caso de alagamentos e inundações, a dica é que seja evitado o contato com as águas e que não dirija em locais alagados. Assim como evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Por fim, cuidado com as crianças próximas a rios e ribeirões.


Veja as temperaturas para a terça-feira (21):

Litoral Norte: 12°C / 22°C;

Planalto Norte: 8°C / 22°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 12°C / 23°C;

Grande Florianópolis Serrana: 8°C / 18°C;

Vale do Itajaí: 9°C / 15°C;

Litoral Sul: 9°C / 18°C;

Planalto Sul: 2°C / 17°C;

Meio-Oeste: 8°C / 19°C;

Oeste: 10°C / 22°C;

Extremo-Oeste: 13°C / 25°C.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.