sexta, 26 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
03/08/2022 14h37

Toninha é encontrada morta na Praia do Gi, em Laguna

Animal foi recolhido pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos
Toninha é encontrada morta na Praia do Gi, em Laguna

Uma toninha (Pontoporia blainvillei) apareceu morta na manhã desta quarta-feira (3) na faixa de areia da Praia do Gi, em Laguna. O animal, uma espécie ameaçada, foi recolhido pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de acordo com o Portal Agora Laguna.


Uma necropsia para determinar a causa da morte e outros detalhes necrológicos será realizada. A primeira análise indicou que é uma fêmea com 1.04 metro e há marcas de interação com redes de pesca.


A franciscana ou toninha (nome científico: Pontoporia blainvillei) é uma espécie de cetáceo da família dos pontoporídeos (Pontoporiidae) e a única do gênero Pontoporia.

PUBLICIDADE

É a única espécie de golfinho em ameaça de extinção no Brasil, e possivelmente a mais ameaçada da América do Sul. Também pode ser encontrada nas águas do Uruguai e Argentina, onde também está ameaçada de extinção.


O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, de produção e escoamento de petróleo, e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


PUBLICIDADE

O objetivo é avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


No caso de encontrar algum animal marinho vivo ou morto, deve-se entrar em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.


Fonte: Agora Laguna
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.