Sábado, 17 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
24/11/2022 13h02

Em SC: Pais dormem na fila para garantir vaga em creche de Chapecó

Desde a terça-feira (22), alguns pais estão em frente ao CEIM Ciranda da Criança, no bairro Efapi. O município disponibiliza cerca de três mil vagas
Em SC: Pais dormem na fila para garantir vaga em creche de Chapecó
Dezenas de pais se revesam em uma fila em frente ao Ceim (Centro de Educação Infantil) Ciranda da Criança para garantir uma vaga para os filhos. A creche fica no loteamento Jardim do Lago, no bairro Efapi em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. As matrículas para 2023 só iniciam na quinta-feira (24) e seguem até a sexta-feira (25).


São pais e familiares que se revezam diariamente para guardar um lugar na fila em frente a escola. Os pais têm medo de não conseguirem uma vaga para os filhos. Em um vídeo, uma mãe comenta que “quem não estiver aqui perde a vez”.


As pessoas já dormiram uma noite em frente ao CEIM e pretendem ficar no local até a manhã de quinta-feira, momento em que iniciam as matrículas para 2023. Alguns pais, estão no local, criaram uma lista para controlar a ordem de chegada de cada um.

PUBLICIDADE
A prefeitura de Chapecó, por meio da secretária de educação, informou que o município conta com cerca de três mil vagas. A responsável pela pasta, Astrit Tozzo conversou com a equipe de reportagem do ND+. Ela disse que Chapecó conta com vagas suficientes para atender a demanda de alunos a partir dos 4 anos.


“O que causa situações como essa é em função dê os pais terem preferência pelo turno da tarde para matricular as crianças. Para esse ano, sobraram vagas no turno da manhã, por exemplo”, comentou.


A secretária ressaltou que o local recebe muitas famílias de imigrantes e não houveram construção de novas escolas nos últimos anos. “Temos uma demanda reprimida de alguns anos. Mesmo assim, não há necessidade de ficar nas filas, ali acontece todo ano”.

PUBLICIDADE
Astrit relatou que Chapecó está no processo de construção de três novas escolas, porém devem levar um tempo ainda para ficarem prontas. Além disso, o poder público municipal estuda a possibilidade de alugar salas da Unochapecó, para tentar atender a demanda das crianças. “Mas os pais não querem, pois acham longe”.


Segundo a legislação, os municípios são obrigados a oferecer “vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar quatro anos”, conforme diz a Lei Nº 11.700. A secretária informou que muitos pais querem vagas para crianças com menos de 3 anos e em turno integral. Para esses casos, não há vagas suficientes.

 Foto: Jair Correia/NDTV.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.