Os pescadores notaram que ele usava um arnês, uma espécie de cinturão, que continha a inscrição "Equipamento São Petersburgo". Embora o Serviço de Segurança da Polícia da Noruega (PST) assegure ao The Washington Post que "a baleia não é suspeita em [sua] investigação", permanece a especulação de que o animal foi treinado pela marinha russa.
Quer isso seja verdade ou não, parece que a baleia "foi claramente treinada sob os cuidados de humanos por um bom tempo", disse Catherine Kinsman, co-fundadora do Canadian Whale Stewardship Project .
O comportamento estranho da beluga certamente a tornou uma superestrela internacional. Enquanto as belugas brancas geralmente são tímidas com as pessoas, esta em particular está agindo de maneira diferente de sua espécie. Parecendo adorar toda a atenção que está recebendo, a celebridade do Hammerfest está permitindo que os residentes acariciem, alimentem e tirem selfies com ela.
Isso inclui Ina Mansika e um grupo de amigos dela. De acordo com o The Dodo, ela queria ver a beluga por si mesma e aprendeu em primeira mão o quão ansioso para agradar o animal pode ser.
“Nós nos deitamos no cais para dar uma olhada e, com sorte, ter a chance de acariciá-lo”, disse Ina Mansika ao The Dodo. "Esqueci de fechar o bolso da jaqueta e meu telefone caiu no oceano. Pensávamos que iria embora para sempre, até que a baleia mergulhou de volta e voltou alguns momentos depois com meu telefone na boca!", comentou.
De acordo com o The Dodo, o ato de bondade da beluga provou ser inútil: o dano causado pela água havia arruinado seu telefone quando ela o recuperou. As autoridades norueguesas estão atualmente tentando descobrir maneiras de salvar a beluga. Jorgen Ree Wiig, funcionário da Diretoria Norueguesa de Pesca, disse ao The Washington Post que uma opção possível é mover a beluga para um santuário na Islândia , já que ela pode não sobreviver na natureza.