Nos 29 Centros Educacionais Infantis (CEIs) municipais, conforme constam os nomes no site da Prefeitura Municipal de Tubarão:
Álvaro Braz Fernandes: não atendeu a ligação.
Anjos da Guarda: não atendeu.
Aprender Brincando: Guarda Municipal está indo fazer ronda diária. E os portões são deixados chaveados o tempo todo, menos nas entradas e saídas. Antes não era tão rígido.
Balão Mágico: não atendeu.
Borboleta Azul: não atendeu.
Branca de Neve: não atendeu.
Caminho Feliz: não atendeu.
Cantinho da Alegria: sem autorização para falar. Avisaram para conversar diretamente na Fundação Municipal de Educação.
Chapeuzinho Vermelho: Vieram fazer ronda no primeiro dia, e era um pai policial de um estudante. Nesta quarta-feira (12) a Polícia Militar também veio, não diariamente. Já ficavam trancadas as duas portas, incluindo o portão eletrônico. Mas o corpo docente fica mais "de olho" agora.
Cidade Azul: não atenderam.
Criança Feliz: não atenderam.
Divina Providência: Guarda Municipal vem de duas a três vezes ao dia. O cuidado com o portão eletrônico já era de praxe. A Polícia Militar também apareceu para rondas, com menos frequência.
Dorivalda Bristot de Campos: sem telefone para contato disponível.
Estrelinha Brilhante: não atenderam.
Feliciana Corrêa da Silva: não atenderam.
Irene Botega Collaço: não são autorizados a passar a informação.
Professor José Santos Nunes: A Guarda Municipal e a Polícia Militar apareceram para rondas ao longo da semana.
Mário José Bressan: não atenderam.
Peixinho Dourado: a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão fazendo rondas diárias. Internamente está sendo controlado o fluxo de entrada. Como é utilizada só uma porta para entrada e saída, sempre há uma pessoa olhando. As portas são fechadas depois das 8h30 e abertas somente em horários pré-determinados.
Pirlim Pim Pim: não atendeu.
Recife: não atendeu.
São Cristóvão: não atendeu.
Sete Anões: não atendeu.
Walt Disney: não atendeu.
Leonor Lima Brasil: não atendeu.
Cristina Ávila Wendhausen: não atendeu.
Padre Paulo Herdt: não atendeu.
Theresa da Silva Rosendo: nesta semana teve rondas diárias, tanto da Guarda Municipal como da Polícia Militar.
Arino Bressan: teve a ronda, inclusive interna, da Polícia Militar, dois dias desta semana. Eles guardaram a escola do lado de fora em dois horários, de manhã e à tarde.
Bom Pastor: não atendem.
Faustina da Luz Patrício: não são autorizados a passar a informação.
Francelino Mendes: não atendem.
João Hilário de Melo: não são autorizados a passar a informação.
João Paulo I (CAIC): hoje (quarta-feira) a Guarda Municipal veio para rondas. E outro dia, a Polícia Militar também apareceu para bater foto e filmar as áreas mais perigosas, onde há risco de alguém entrar.
Manoel José Antunes: ontem ao meio-dia a Guarda Municipal fez rondas de moto. Hoje veio um vigia, implementado pela Fundação de Educação. Antes ele era guarda-máquinas. O vigia passa a ficar na escola das 7h às 17h30.
Manoel Rufino Francisco: não atendem.
Presidente Juscelino Kubitschek: não atendem.
Professor Cleto da Silva: nesta semana ocorreram rondas da Polícia Militar e Guarda Municipal.
Professora Maria Emília Rocha: não atendem.
São Judas Tadeu: não atenderam.
São Martinho: não atenderam.
E.E.B. Governador Aderbal Ramos da Silva: não atenderam.
E.E.B. Hercílio Luz: vieram dois policiais ontem, entraram e ficaram no horário de entrada. E fora também passaram viaturas.
E.E.B. Lino Pessoa: a Polícia Militar passou para rondas ao longo da semana. Internamente, se mantiveram as portas fechadas e entrada somente com autorização, uma medida que sempre vigorou.
E. E. F. Prof. Fernando Valter: não atenderam.
E.E.B. José Botega: não atenderam.
E.E.B. Senador Francisco Benjamin Gallotti: não atenderam.
CEDUP Diomicio Freitas: não atenderam.
E. E. B. Bertoldo Zimmermann: A Polícia Militar passou pela rua fazendo rondas algumas vezes nesta semana.
E.E.F. Prof. Noe Abati: não atenderam.
E.E.B. João Teixeira Nunes: Houve ronda da Polícia Militar em entradas e saídas, visitaram a escola duas vezes e estão fazendo um estudo estrutural, com possíveis melhorias, que será enviado à Secretaria de Educação. A Guarda Municipal criou um grupo com as direções das unidades e incluiu a escola.
E.E. B. Martinho Alves dos Santos: não atenderam.
E.E.F. Martinho Ghizzo: não atenderam.
E. E. B. Prof. Celia Coelho Cruz: não atenderam.
E. E. B. Sto. Anjo da Guarda: não atenderam.
E. E. B. Henrique Fontes: não atenderam.
E. E. F. Fábio Silva: tiveram mais rondas, como da Guarda Municipal na rua e dentro da escola da Polícia Militar, que fez a verificação.
E. E. B. Prof. Arno Hubbe: A Polícia Militar e os Bombeiros passaram para rondas e análise estrutural. Já cuidavam antes da entrada e saída e o portão só é aberto nesses momentos.
E. E. B. Sagrado Coração de Jesus: Ligação caiu na caixa de mensagens.
E. E. B. Professora Alda Hulse: Teve rondas da Polícia Militar 3x ao dia e a escola está guarnecendo melhor os portões, em efetivo que fica o tempo todo vigiando. Um portão do público é magnético e só entra pessoal autorizado.
E. E. M. Dite Freitas: Teve patrulhamento da Polícia Militar inclusive dentro da escola. A própria escola tomou atitudes que mudaram radicalmente. Tem a vigilância contratada pela Secretaria da Educação (que fica das 6h - 22h) no portão principal e o outro portão, só de professores, que ficava aberto no horário de entrada e saída passou a ficar fechado e controlado por controle.
E em três colégios particulares consultados:
Colégio Coração Feliz - Sede Fundamental I e II - Segundo a diretora do colégio, Cláudia Pereira Fernandes, a segurança está sendo tratada com ações diárias, de curto, médio e longo prazo. E citou algumas durante a ligação: há um profissional que trabalha com escola, que é Policial Militar e presta serviços de segurança. Foram notadas rondas diárias da PM e a escola teve um controle mais rigoroso de acesso.
Fornecedores, mesmo conhecidos, receberam crachás para acesso à escola. E a próxima aquisição será uma câmera de segurança com sensor para ser colocada nos muros. Em caso da sede ser invadida, a câmera aciona o alarme. Além de uma reforma de guarita programada para julho, com portal que terá reconhecimento facial e catracas.
Coração Feliz - Educação Infantil: A unidade escolar já conta com câmera de vigilância e muros altos. Mas também serão colocadas câmeras na área externa para ampliar a vigilância. E foi colocado mais um vigia em tempo integral - não armados - sendo que agora há dois. Na unidade também foram percebidas rondas diárias da PM.
Dehon - Ao serem informados do incidente ocorrido em Blumenau, foi determinada à Direção do Colégio que liderasse, com todas as equipes necessárias, a revisão e o aprimoramento das contingências de segurança, que é profissionalmente gerenciada.
O Colégio Dehon possui controle de acessos aos ambientes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental por catracas eletrônicas e estão estendendo esse serviço aos espaços do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Na sequência, em poucas semanas, será fechado também o estacionamento em frente ao Colégio e já estão aumentando o número de vigilantes, devidamente equipados, treinados pela polícia federal e armados, para acompanhar a circulação, inclusive no entorno do Colégio, dos estudantes e dos responsáveis, além de todos aqueles que desejam visitar a unidade.
Em contato com o Professor Maurício da Silva, que é diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, o mesmo informou que ainda nesta semana deve haver uma reunião com o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do município com todas as escolas.
Créditos foto: Polícia Militar de Tubarão.