Quinta, 24 de abril de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
12/04/2023 20h05

HC Notícias verifica medidas de segurança em escolas e creches de Tubarão; confira os resultados

Nesta quarta-feira (12) o ataque em Blumenau completa uma semana. O HC tentou contato com 65 unidades escolares, dentre Centros Educacionais Infantis (CEIs) e escolas municipais, estaduais e particulares
HC Notícias verifica medidas de segurança em escolas e creches de Tubarão; confira os resultados
Na última quarta-feira, 5, um atentado à creche na cidade de Blumenau deixou o país em estado de choque. O triste episódio levantou preocupações sobre a segurança de unidades escolares em todo o país, e em Tubarão, cerca de 160 km de Blumenau, não foi diferente. Diante disso, a equipe do HC Notícias entrou em contato com 65 unidades escolares da região, entre escolas estaduais, municipais e particulares, e centros educacionais infantis (CEIs), para verificar quais medidas de segurança foram implementadas e se houve um aumento na presença de policiais ou guardas municipais.  A seguir, confira os resultados dessa investigação: 


Nos 29 Centros Educacionais Infantis (CEIs) municipais, conforme constam os nomes no site da Prefeitura Municipal de Tubarão:


Álvaro Braz Fernandes: não atendeu a ligação.

Anjos da Guarda: não atendeu. 

Aprender Brincando: Guarda Municipal está indo fazer ronda diária. E os portões são deixados chaveados o tempo todo, menos nas entradas e saídas. Antes não era tão rígido. 

Balão Mágico: não atendeu. 

Borboleta Azul: não atendeu. 

Branca de Neve: não atendeu.

Caminho Feliz: não atendeu.

Cantinho da Alegria: sem autorização para falar. Avisaram para conversar diretamente na Fundação Municipal de Educação. 

Chapeuzinho Vermelho: Vieram fazer ronda no primeiro dia, e era um pai policial de um estudante. Nesta quarta-feira (12) a Polícia Militar também veio, não diariamente. Já ficavam trancadas as duas portas, incluindo o portão eletrônico. Mas o corpo docente fica mais "de olho" agora. 

Cidade Azul: não atenderam.

Criança Feliz: não atenderam.

Divina Providência: Guarda Municipal vem de duas a três vezes ao dia. O cuidado com o portão eletrônico já era de praxe. A Polícia Militar também apareceu para rondas, com menos frequência.

Dorivalda Bristot de Campos: sem telefone para contato disponível.

Estrelinha Brilhante: não atenderam.

Feliciana Corrêa da Silva: não atenderam.

Irene Botega Collaço: não são autorizados a passar a informação. 

Professor José Santos Nunes: A Guarda Municipal e a Polícia Militar apareceram para rondas ao longo da semana. 

Mário José Bressan: não atenderam.

Peixinho Dourado: a Polícia Militar e a Guarda Municipal estão fazendo rondas diárias. Internamente está sendo controlado o fluxo de entrada. Como é utilizada só uma porta para entrada e saída, sempre há uma pessoa olhando. As portas são fechadas depois das 8h30 e abertas somente em horários pré-determinados.

Pirlim Pim Pim: não atendeu. 

Recife: não atendeu.

São Cristóvão: não atendeu.

Sete Anões: não atendeu.

Walt Disney: não atendeu. 

Leonor Lima Brasil: não atendeu. 

Cristina Ávila Wendhausen: não atendeu.

Padre Paulo Herdt: não atendeu. 

Theresa da Silva Rosendo: nesta semana teve rondas diárias, tanto da Guarda Municipal como da Polícia Militar.

PUBLICIDADE
Nas 14 Escolas Municipais (EMEBs), conforme os nomes que constam no site da Prefeitura Municipal de Tubarão:


Arino Bressan: teve a ronda, inclusive interna, da Polícia Militar, dois dias desta semana. Eles guardaram a escola do lado de fora em dois horários, de manhã e à tarde.

Bom Pastor: não atendem.

Faustina da Luz Patrício: não são autorizados a passar a informação. 

Francelino Mendes: não atendem.

João Hilário de Melo: não são autorizados a passar a informação.

João Paulo I (CAIC): hoje (quarta-feira) a Guarda Municipal veio para rondas. E outro dia, a Polícia Militar também apareceu para bater foto e filmar as áreas mais perigosas, onde há risco de alguém entrar. 

Manoel José Antunes: ontem ao meio-dia a Guarda Municipal fez rondas de moto. Hoje veio um vigia, implementado pela Fundação de Educação. Antes ele era guarda-máquinas. O vigia passa a ficar na escola das 7h às 17h30. 

Manoel Rufino Francisco: não atendem.

Presidente Juscelino Kubitschek: não atendem.

Professor Cleto da Silva: nesta semana ocorreram rondas da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Professora Maria Emília Rocha: não atendem.

São Judas Tadeu: não atenderam.

São Martinho: não atenderam. 

PUBLICIDADE
Nas 20 escolas estaduais, conforma a lista que consta no site da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina: 


E.E.B. Governador Aderbal Ramos da Silva: não atenderam.

E.E.B. Hercílio Luz: vieram dois policiais ontem, entraram e ficaram no horário de entrada. E fora também passaram viaturas. 

E.E.B. Lino Pessoa: a Polícia Militar passou para rondas ao longo da semana. Internamente, se mantiveram as portas fechadas e entrada somente com autorização, uma medida que sempre vigorou.   

E. E. F. Prof. Fernando Valter: não atenderam.

E.E.B. José Botega: não atenderam. 

E.E.B. Senador Francisco Benjamin Gallotti: não atenderam.

CEDUP Diomicio Freitas: não atenderam.

E. E. B. Bertoldo Zimmermann: A Polícia Militar passou pela rua fazendo rondas algumas vezes nesta semana. 

E.E.F. Prof. Noe Abati: não atenderam.

E.E.B. João Teixeira Nunes: Houve ronda da Polícia Militar em entradas e saídas, visitaram a escola duas vezes e estão fazendo um estudo estrutural, com possíveis melhorias, que será enviado à Secretaria de Educação. A Guarda Municipal criou um grupo com as direções das unidades e incluiu a escola. 

E.E. B. Martinho Alves dos Santos: não atenderam.

E.E.F. Martinho Ghizzo: não atenderam.

E. E. B. Prof. Celia Coelho Cruz: não atenderam.

E. E. B. Sto. Anjo da Guarda: não atenderam.

E. E. B. Henrique Fontes: não atenderam.

E. E. F. Fábio Silva: tiveram mais rondas, como da Guarda Municipal na rua e dentro da escola da Polícia Militar, que fez a verificação.  

E. E. B. Prof. Arno Hubbe: A Polícia Militar e os Bombeiros passaram para rondas e análise estrutural. Já cuidavam antes da entrada e saída e o portão só é aberto nesses momentos.   

E. E. B. Sagrado Coração de Jesus: Ligação caiu na caixa de mensagens. 

E. E. B. Professora Alda Hulse: Teve rondas da Polícia Militar 3x ao dia e a escola está guarnecendo melhor os portões, em efetivo que fica o tempo todo vigiando. Um portão do público é magnético e só entra pessoal autorizado.

E. E. M. Dite Freitas: Teve patrulhamento da Polícia Militar inclusive dentro da escola. A própria escola tomou atitudes que mudaram radicalmente. Tem a vigilância contratada pela Secretaria da Educação (que fica das 6h - 22h) no portão principal e o outro portão, só de professores, que ficava aberto no horário de entrada e saída passou a ficar fechado e controlado por controle.


E em três colégios particulares consultados: 


Colégio Coração Feliz - Sede Fundamental I e II - Segundo a diretora do colégio, Cláudia Pereira Fernandes, a segurança está sendo tratada com ações diárias, de curto, médio e longo prazo. E citou algumas durante a ligação: há um profissional que trabalha com escola, que é Policial Militar e presta serviços de segurança. Foram notadas rondas diárias da PM e a escola teve um controle mais rigoroso de acesso.

Fornecedores, mesmo conhecidos, receberam crachás para acesso à escola. E a próxima aquisição será uma câmera de segurança com sensor para ser colocada nos muros. Em caso da sede ser invadida, a câmera aciona o alarme. Além de uma reforma de guarita programada para julho, com portal que terá reconhecimento facial e catracas. 


Coração Feliz - Educação Infantil: A unidade escolar já conta com câmera de vigilância e muros altos. Mas também serão colocadas câmeras na área externa para ampliar a vigilância. E foi colocado mais um vigia em tempo integral - não armados - sendo que agora há dois. Na unidade também foram percebidas rondas diárias da PM. 


Dehon - Ao serem informados do incidente ocorrido em Blumenau, foi determinada à Direção do Colégio que liderasse, com todas as equipes necessárias, a revisão e o aprimoramento das contingências de segurança, que é profissionalmente gerenciada.

O Colégio Dehon possui controle de acessos aos ambientes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental por catracas eletrônicas e estão estendendo esse serviço aos espaços do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Na sequência, em poucas semanas, será fechado também o estacionamento em frente ao Colégio e já estão aumentando o número de vigilantes, devidamente equipados, treinados pela polícia federal e armados, para acompanhar a circulação, inclusive no entorno do Colégio, dos estudantes e dos responsáveis, além de todos aqueles que desejam visitar a unidade. 


Em contato com o Professor Maurício da Silva, que é diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, o mesmo informou que ainda nesta semana deve haver uma reunião com o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança do município com todas as escolas.


Créditos foto: Polícia Militar de Tubarão.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.