Uma mulher de 30 anos teve de retirar o DIU apenas dois meses após colocar o dispositivo porque ele se deslocou do útero
Médicos do Hospital Jaber Al-Ahmad, no Kuwait, relataram um caso raro de dispositivo intrauterino (DIU) que se perdeu dentro de uma mulher. A paciente de 30 anos procurou atendimento ginecológico dois meses após colocar o DIU, achando que pudesse estar grávida.
Os médicos ficaram surpresos de não encontrar os fios do DIU na vagina da paciente ou localizá-lo no exame de ultrassonografia transvaginal – usado para monitorar se o método contraceptivo está posicionado adequadamente para evitar uma gravidez.
Uma tomografia computadorizada e uma colonoscopia, feitas em seguida, revelaram que o dispositivo havia se movido e estava localizado a 11 centímetros de profundidade no reto da mulher. A história foi divulgada no International Journal of Surgery Case Reports.
Os médicos afirmam que a paciente corria risco de sofrer uma peritonite, infecção do revestimento interno do estômago, pois o dispositivo estava perfurando a lateral do reto. Estudos mostram que uma em cada mil mulheres têm o útero perfurado após colocar o DIU.