Um ano após a tragédia, o que mudou na cidade para evitar que novas catástrofes aconteçam?
Há um ano, no dia 04 de maio de 2022 a cidade de Tubarão viveu momentos de tensão. As chuvas intensas e o aumento do nível do rio trouxeram muitos transtornos para a cidade e várias comunidades foram afetadas. Desde o início da semana a previsão era de muita chuva.
Confira AQUI o vídeo especial que o HC fez para relembrar o acontecimento.
Um alerta vermelho foi emitido para chuvas com mais de 100 mm. As aulas foram suspensas em quase todas as cidades da Amurel. 12 pontos de abrigo foram abertos na cidade e os bairros que poderiam ser afetados foram divulgados pela prefeitura. Embarques e desembarques foram suspensos na rodoviária. A catedral ficou lotada de moradores desalojados.
Árvores caíram em várias localidades. Por volta das 23h daquela quarta-feira o rio chegou a transbordar no centro da cidade. No entanto, a manhã seguinte foi de sol e a água começou a baixar. Dias se passaram até que a rodovia Ivane Fretta fosse liberada devido o nível das águas. A reflexão que fica é: de lá para cá, o que mudou na cidade que seja capaz de diminuir os efeitos de uma nova cheia?