Em caso de desrespeito à lei municipal que proíbe a prática nos locais de pesca, os materiais de surf e outros que atrapalhem os pescadores poderão ser apreendidos
Iniciou neste mês de maio a safra da tainha. Para os pescadores é um período muito importante. Dener Vieira, secretário de Pesca e Agricultura de Laguna, afirma que o impacto econômico também é muito relevante. No entanto, o período pode representar atrito com pessoas que não respeitam as regras.
Há uma lei municipal em Laguna que impede a prática de surf e outras atividades que atrapalhem os locais onde está ocorrendo a pesca da tainha (Lei nº1588 de 23 de maio de 2013). Por isso, a Sepagri de Laguna está fazendo um trabalho de fiscalização para garantir a boa safra dos pescadores. Foi implantado um telefone para denúncias: 48 3644-0013, onde é possível relatar transgressões contra esta lei.
Segundo Dener, ao receber a denúncia, órgãos como a Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Ambiental serão acionados para realizar a apreensão dos materiais tanto de surf, quanto daqueles que possam atrapalhar a pesca da tainha. "Neste momento, a nossa prioridade é dar segurança aos nossos pescadores", afirma o secretário.