O advogado Eduardo Faustina representa o gestor e busca o arquivamento da denúncia nesta etapa do processo. Caso o impeachment prossiga, a defesa continuará trabalhando para provar a inocência do prefeito afastado.
No dia 8 de maio, a Câmara de Vereadores aprovou a abertura do processo de impeachment contra Dr. Vicente Corrêa Costa, com 11 votos favoráveis. A presidente da Câmara, Bia Alves (União Brasil), aceitou o pedido, que foi lido em plenário. Se o impeachment for aprovado, o prefeito terá seu mandato cassado e perderá definitivamente o cargo.
O processo foi protocolado pelo advogado Samuel Custódio de Oliveira Neto, com base nos termos VII, VIII, IX e X do art. 4º do Decreto-Lei n. 201/67, que se referem a infrações político-administrativas. A Comissão Processante foi definida por sorteio, sendo composta pelos vereadores Sebastião da Rocha Costa (PDT) como presidente, Fernando da Silva Oliveira Júnior (PSDB) como relator e Pedro Medeiros Camilo (PP) como membro.
Desde o dia 2 de fevereiro, Vicente Corrêa Costa encontra-se preso devido à sua participação na 2ª fase da Operação Mensageiro. No mês passado, o prefeito afastado se tornou réu em uma decisão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) relacionada à operação. Ele está detido no Presídio Santa Augusta, em Criciúma.