Segunda, 12 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
30/05/2023 15h56

Brasil: médico é desligado de UPA após receitar sorvete de chocolate e Free Fire para criança com sintomas gripais

Caso aconteceu em Osasco, na Grande São Paulo; prefeitura alega conduta inadequada por falta de esclarecimentos do médico à família
Brasil: médico é desligado de UPA após receitar sorvete de chocolate e Free Fire para criança com sintomas gripais

Um médico da UPA Jardim Conceição, em Osasco, na Grande São Paulo, foi desligado da unidade de saúde após prescrever sorvete de chocolate e o jogo de ação "Free Fire" para uma criança de 9 anos com sintomas gripais. A conduta do profissional gerou indignação por parte da família e resultou na abertura de uma sindicância pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).


O atendimento ocorreu na madrugada do dia 18, quando a mãe do menino levou-o à UPA devido a uma tosse forte, gripe, dor de garganta, tonturas e vômitos. Durante a consulta, mãe disse que o médico não realizou um exame físico adequado, limitando-se a perguntar sobre os sintomas. Em seguida, receitou uma lista de medicamentos, incluindo sorvete de chocolate e a recomendação para jogar "Free Fire" diariamente.


A mãe ficou perplexa com a prescrição incomum, questionando como seu filho poderia consumir sorvete de chocolate se estava com a garganta inflamada. Ela disse ter percebido 'deboche' do médico ao ler a receita em casa e ficou indignada com a situação.

PUBLICIDADE

Além disso, a mãe relatou que a UPA não dispunha de farmácia, o que obrigou a família a percorrer cerca de 15 minutos até uma farmácia gratuita para obter os medicamentos prescritos. Somente no dia seguinte conseguiram medicar a criança.


O médico em questão possui registro ativo no Cremesp, porém, não tem especialidade registrada. Na receita, ele se identificou como neurologista. A Prefeitura de Osasco, em nota, informou que o paciente foi diagnosticado com nasofaringite aguda e que o médico alegou ter prescrito o sorvete para aliviar a dor, já que o consumo de alimentos gelados tem um efeito anestésico temporário.

PUBLICIDADE
Diante da conduta do médico, a prefeitura decidiu desligá-lo dos prestadores de serviços da unidade de saúde. A abertura da sindicância pelo Cremesp tem o objetivo de apurar a conduta do profissional e tomar as medidas necessárias. 

Fonte: G1
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.