Um motorista que passava pelo local filmou o momento do acidente. Nas imagens é possível ver o ônibus atravessando a linha férrea lentamente e, em seguida, o trem atingindo o veículo.
É possível ouvir o trem emitir sinal sonoro de alerta antes da batida. O cobrador do ônibus e uma passageira foram levados em estado grave para o hospital.
Segundo a Polícia Civil, o motorista foi para o Hospital de Base em estado de choque. Depois, ele deve ser levado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, para prestar depoimento.
A mulher que morreu tinha 37 anos, segundo os bombeiros. Com o impacto da batida, ela foi lançada para fora do ônibus e, depois, atingida pelo trem.
O ônibus é da Viação Marechal e fazia ia da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia. A empresa confirmou que a vítima que morreu era passageira e diz que lamenta profundamente o acidente e que colabora "integralmente com as investigações em andamento" (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
O ônibus passou por perícia. O trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) estava carregado de bauxita, um tipo de alumínio. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), lamentou o acidente e disse que se solidariza aos familiares da vítima.
"Em uma análise prévia realizada com as imagens do acidente, é possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária", diz a ANTT.
A ANTT disse que acionou a concessionária para que sejam apuradas as responsabilidades do acidente, que terá até 30 dias para apresentar o laudo à Agência, apontando as causas do ocorrido. A agência informou também que "realizou inspeção técnica em todas as passagens em nível (PNs) de Brasília em 11 de julho e também promoveu ações educativas no local do acidente para orientar motoristas sobre os cuidados ao cruzar uma passagem em nível".
"Lamentamos profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (17) envolvendo um ônibus da nossa empresa e um trem. Nossos assistentes sociais e psicólogos estão comprometidos em acompanhar de perto o caso, assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.
Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil".