Responsável pelas memórias da infância de muitos brasileiros, Hialmar D’Haese, co-criador do personagem "Smilinguido" e sua turma, morreu na última terça-feira (23), na cidade de Toledo, no Paraná.
Hialmar trabalhava com sua esposa, Márcia Marcedo D’Haese, desde 1980. Aos 69 anos, o artista foi sepultado na manhã dessa quarta-feira (24), na mesma cidade.
A causa da morte não foi divulgada pela família, mas o artista enfrentava problemas de saúde. As informações são do Portal Folha Gospel.
Legado brasileiro
Natural da República Democrática do Congo, D’Haese casou-se com a brasileira em 1979, com quem teve três filhas. O casal se tornou famoso após a criação do personagem "Smilinguido", a pequena formiga que traz ensinamentos e reflexões da fé cristã para crianças.
A autoria das histórias é da esposa, que, no entanto, sempre destacou o papel essencial de Hialmar no processo criativo. Em uma entrevista divulgada pela Editora Ultimato, em 2022, Márcia comentou sobre o incentivo do marido.
“Uma coisa que eu acho bonita no Hialmar é que ele promove o dom das pessoas. Ele promoveu o meu dom. Eu sabia desenhar umas caretinhas nas cartas que compartilhávamos quando eu morava em São Paulo e ele em Curitiba. Eu fazia muitos desenhos nessas cartinhas e ele se inspirava e dizia: ‘isso aqui a gente tem que usar para o reino de Deus’”, disse.
Juntos, o casal de artistas trabalhou também no desenvolvimento de "Mig e Meg", personagens voltados para pré-adolescentes do mundo cristão.