A Polícia Rodoviária Federal registra mais de 15 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da BR-101, em Palhoça na tarde desta segunda-feira (15).
Entre as centenas de veículos parados na fila, há tanto pessoas que buscam chegar a bairros da região quanto aquelas que estão longe de casa e não querem, ou não conseguem, fazer o retorno para escapar do engarrafamento.
Um grupo de turistas argentinos que voltava para o país vizinho, por exemplo, recebeu apoio da PRF no início desta tarde. Após quase 48 horas dentro de um ônibus, o grupo conseguiu embarcar em outro veículo, escoltado pela PRF, e seguiu de volta para Balneário Camboriú. Também na região, policiais têm apoiado a Defesa Civil na distribuição de água mineral, frutas e alimentos de consumo rápido.
Apesar dos esforços para auxiliar quem está parado na fila, a recomendação da PRF precisa ser repetida: motoristas devem evitar trafegar nos dois sentidos da BR-101, em Palhoça. Equipes de engenharia da Arteris Litoral Sul trabalham no Morro dos Cavalos e não há previsão para liberação do trânsito.
Atualizações sobre as condições da rodovias estão sendo atualizadas nos canais oficiais da PRF e da Arteris Litoral Sul.
Via fechada - Desde a noite de sábado, a BR-101 está bloqueada no Morro dos Cavalos (km 233) devido a queda de barreira e afundamento de pista. Duas barreiras foram implantadas de modo preventivo, nos km 229 (sentido Porto Alegre) e km 236 (sentido Florianópolis).
Rotas alternativas:
Pista sentido Porto Alegre (ou Sul)
No km 215 da BR-101/SC, acesse a BR-282/SC. Em seguida, dirija até Lages/SC, quando poderá acessar a BR-116/SC e prosseguir até Caxias do Sul/RS. Na sequência, acesse a BR-453 e dirija até Terra de Areia, quando poderá adentrar na BR-101/SC.
Pista sentido Curitiba (ou Norte)
Acesse a BR-453 em Terra de Areia/RS, siga até Caxias do Sul/RS, quando poderá adentrar na BR-116. Posteriormente, dirija pela BR-116 até Lages/SC, na sequência acessando a BR-282/SC até Palhoça, quando poderá acessar a BR-101/SC.